Por serem ricos em antioxidantes, pode afirmar-se que os chás fazem bem à saúde, reduzindo até o risco de certas doenças crónicas. Porém, quando se trata de digestão, as promessas de perda de peso e de chás anti-inchaço vejamos.
A digestão é o processo em que os alimentos são divididos em unidades para serem absorvidos com maior facilidade pelo corpo humano.
Uma pessoa com “boa” digestão é aquela cujo processo digestivo está a funcionar de maneira eficaz e eficiente para a absorção dos nutrientes com o mínimo desconforto corporal possível.
Diversos fatores, como o stress, problemas de sono, excesso de álcool ou a falta de exercício, podem fazer com que o processo digestivo nem sempre corra bem.
Beber chá costuma ser reconfortante e trazer um pouco de alívio nas questões de desconforto abdominal ou inchaço.
Em 2018, um estudo publicado na revista Nutrients constatou que a ingestão de hortelã-pimenta impacta positivamente na saúde digestiva humana.
No entanto, não se sabe até que ponto isso acontece no consumo da planta em forma de chá.
O mesmo aplica-se no gengibre, que ajuda com náuseas e vómitos em sua forma pura, mas não é possível constatar que o chá de gengibre possui as mesmas propriedades.
Um estudo de 2019, publicado na revista Nutrients, sugere que o chá preto, verde e oolong podem mudar favoravelmente o equilíbrio do microbioma intestinal, estimulando o crescimento de bactérias benéficas.