<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Usou óleo para fritar batatas? Sabe quantas vezes vai poder usá-lo outra vez?

22 Janeiro 2024
Sandra M. Pinto

Nós revelamos.

Investigadores da Universidade de Jaén, em Espanha, usaram inteligência artificial e descobriam que o óleo de girassol refinado suporta até 20 frituras, enquanto o azeite extra virgem pode suportar até duas vezes mais.

Os cientistas implementaram um sistema inovador para entender a conservação e utilização do óleo e estabelecer o número máximo de frituras antes que substâncias indesejáveis geradas durante a utilização atinjam limites que não sejam saudáveis.

Os cientistas analisaram variáveis que influenciam a qualidade do óleo de cozinha, como acidez, próxidos e polifenóis do produto; o alimento que será frito; e o próprio processo de fritura, como tempo, quantidade e temperatura.

Com a análise feita, utilizaram técnicas de inteligência artificial para prever a vida útil do óleo de acordo com as condições de conservação e as características da embalagem.

O terceiro passo foi analisar as orientações de uso de cada um dos óleos.

Apesar dos resultados, a estimativa geralmente é reduzida por especialista que trabalham com o azeite – afirmam que o óleo pode ser utilizado até quatro ou cinco vezes para fritar, desde que os resíduos tenham sido retirados após cada utilização e não esteja queimado.