As pessoas tóxicas são indivíduos que não sabem lidar consigo mesmas e nem com suas emoções, por isso, acabam por projetar esse problema nas outras pessoas sugando a energia dos outros e a viver relacionamentos conturbados.
Causas da toxidade
- traumas
- bullying
- carência afetiva
- temperamento difícil
- problemas e transtornos psicológicos
- complexos internos
- imaturidade
- falta de amor-próprio
- rejeições
- convivência difícil com os pais
Sinais de que é você a pessoa tóxica
Critica muito os outros
O excesso de crítica leva a pessoa a estar sempre a apontar as falhas e os defeitos dos outros. O excesso de crítica pode camuflar insatisfação consigo mesmo e um complexo de inferioridade.
Autoritarismo
Quer ter o controle de tudo: manipular, ser autoritário, cometer abuso emocional e subjugar o outro para obter o que quer.
Negativismo
A negatividade manifesta-se com excesso de reclamações e queixas, levando a ver sempre o que não se tem, ao invés de agradecer e valorizar o que possui. Culpa os outros pelo que não resultou na sua vida.
Drama
A toxidade psicológica pode levar a pessoa a fazer drama de tudo e a ser arrastada por uma enxurrada de ansiedade, porque ela vê tudo em proporção exagerada e apega-se ao problema, em vez de se focar na solução.
Mentira
Sem querer, a pessoa tóxica acaba por criar uma ilusão, mentindo para si mesma e para os outros.
Excesso de orgulho
Tende a ser muito orgulhosa para esconder as suas fraquezas, e por querer impor osseus pensamentos sem dar espaço para dúvidas e pontos de vistas diferentes dos seus.
Individualismo exagerado
Se a dependência emocional é um desequilíbrio, ser independente em excesso e individualista demais também pode ser negativo.
Sentimento de vingança
A toxidade psicológica manifesta-se com frequência através da mágoa, rancor e sentimento de vingança.
Toda essa reatividade pode levar a pessoa a ter atitudes vingativas, transformando a vida dos outros num verdadeiro inferno.