<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Vai brincar ao Carnaval? Leve o chapéu de chuva mas deixe o casaco em casa. O termómetro pode chegar ao 24 graus

Ora veja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a partir de hoje e até terça-feira de Carnaval, aguaceiros, temperaturas máximas entre os 17 e os 24 graus e poeiras provenientes do norte de África, avança a Lusa.

De acordo com o IPMA, até terça-feira o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma depressão centrada a sudoeste da Península Ibérica.

Por causa da depressão, está previsto o transporte de poeiras em suspensão na atmosfera sobre o continente provenientes do norte de África, que deverão ter baixa concentração, mas podem aumentar temporariamente entre o final do dia de sábado e domingo.

A partir de hoje está também previsto um aumento da nebulosidade, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros no Algarve no fim do dia.

No sábado, os aguaceiros serão na região sul, podendo estender-se à região centro a partir da tarde. No domingo, os aguaceiros serão fracos e pouco frequentes, voltando a aumentar a frequência na segunda e terça-feira, podendo nestes dias ocorrer também na região norte.

“Esta situação meteorológica tem alguma incerteza associada devido principalmente à posição da referida depressão. Salienta-se que o regime de aguaceiros pressupõe precipitação intermitente e dispersa, tanto a nível espacial, como a nível temporal”, refere o IPMA em comunicado.

Quanto às temperaturas, o IPMA indica que irá sofrer pequenas variações, com os valores da mínima entre 08 e 13 graus Celsius no litoral e entre 06 e 09 graus no interior, sendo ligeiramente mais baixas, entre 03 e 6ºC, no interior Norte e Beira Alta.

Os valores da temperatura máxima serão superiores ao normal para a época do ano, situando-se entre 17 e 24 graus na maioria do território continental.

O vento será fraco a moderado, soprando moderado a forte no Algarve sábado e nas terras altas, em especial das regiões Centro e Sul.

O IPMA prevê ainda agitação marítima, com ondas de sueste na costa sul do Algarve com 1 a 2 metros, sendo entre 2 a 2,5 metros hoje e sábado.

Para o arquipélago da Madeira estão previstos períodos de muita nebulosidade e ocorrência de aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas.

Na segunda e terça-feira, a probabilidade para que ocorra precipitação diminui e os aguaceiros, a ocorrerem, serão de um modo geral fracos.

Está também previsto vento moderado a forte e temperaturas máximas entre os 16 e os 22.

Nos Açores, entre hoje e segunda-feira prevê-se nebulosidade mas alternando com abertas em todas as ilhas, não se esperando, precipitação significativa.

Na terça-feira de Carnaval, a “aproximação e passagem de uma superfície frontal fria com ondulações, com deslocamento lento e com atividade moderada” vai afetar o estado do tempo em todas as ilhas, começando pelas ilhas do Grupo Ocidental e estendendo-se gradualmente pelo restante Arquipélago.

Assim, é aguardado um aumento da nebulosidade com períodos de chuva fraca passando a aguaceiros fracos e, apenas nas ilhas Fores e Corvo, um ligeiro aumento da intensidade do vento.

As temperaturas máximas vão variar entre os 15ºC a 17ºC.

 

Mais Recentes

Semente de abóbora: não é para deitar fora, é para comer (e absorver estes benefícios)

há 44 minutos

Para ficar de “boca aberta”: 4 mil porcas fazem arte em Lisboa

há 1 hora

Protetores solares: mitos e verdades que convém esclarecer

há 1 hora

Acessórios que deve adquirir se vai adotar um animal de estimação

há 2 horas

Fazer 50 anos é algo grandioso: ideias para comemorar da melhor maneira

há 2 horas

Não deixe que este sentimento o paralise: aprenda a lidar com a realidade de uma forma mais saudável

há 2 horas

10 passos a seguir para ter uma daquelas conversas “difíceis”

há 3 horas

Se é daquelas pessoas que está sempre a reclamar, cuidado: este comportamento pode afetar a saúde mental

há 3 horas

Proteja o seu corpo de bactérias más comendo fibras

há 3 horas

O alerta é sério: este sentimento que pode causar perda auditiva e levar à queda de cabelo

há 4 horas

Se costuma sublinhar o seu nome na sua assinatura, saiba o que isso diz sobre si (segundo a psicologia)

há 4 horas

«Máscaras de LED podem transformar a pele», diz especialista que explica os benefícios

há 4 horas

Depois dos 60 anos: porque somos mais felizes do que os jovens?

há 5 horas

O melhor ketchup do Reino Unido é feito com tomate 100% português (e nós descobrimos onde o pode encontrar)

há 5 horas

Vila Galé Isla Canela reabre com renovação profunda e aposta reforçada

há 5 horas

Descobrimos uma maionese cremosa, suave e muito saborosa; e queremos partilhá-la consigo

há 5 horas

Se gosta de granolas não pode perder esta estreia, porque “o que é Nacional é bom”

há 6 horas

Opinião: «Protetor solar? Sim e espalhar em todo o lado», Catarina Oliveira, gestora de marca própria 

há 6 horas

Cancro: «exercício físico pode aumentar as hipóteses de sobrevivência», indica pesquisa

há 6 horas

Não se desfaça dos telemóveis antigos: aproveite e transforme-os em câmaras de videovigilância (é gratuito)

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.