<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Se alguém quiser abrir um alojamento local no seu prédio pode fazê-lo, ou será preciso aprovação sua e dos outros moradores?

6 Março 2023
Forever Young

Vejamos a resposta.

Os condóminos podem opor-se ao alojamento local em frações autónomas de edifícios ou em partes dos prédios urbanos, a menos que o título construtivo preveja essa utilização, esclareceu o Governo, avança a Lusa.

“No caso de a atividade de alojamento local ser exercida numa fração autónoma de edifício ou parte de prédio urbano suscetível de utilização independente, a assembleia de condóminos, por deliberação de mais de metade da permilagem do edifício, pode opor-se ao exercício da atividade de alojamento local na referida fração”, segundo a legislação do programa “Mais Habitação”, que foi publicada na noite desta sexta-feira.

No entanto, esta regra não se aplica caso o título construtivo preveja a utilização da respetiva fração para esse fim ou se a assembleia de condóminos tiver autorizado expressamente a atividade.

A decisão para o cancelamento do registo, que implica a “imediata cessação” da atividade, tem que ser dada a conhecer pela assembleia de condóminos ao presidente da respetiva Câmara Municipal.

Sobre esta temática, o executivo determinou também que a suspensão de novas licenças para alojamento local exceciona as “zonas para alojamento rural”, sem detalhar quais e remetendo para “termos a definir” por responsáveis pelas áreas da economia, habitação e coesão territorial.

Os registos de alojamento local em vigor à data da entrada em vigor da presente lei caducam a 31 de dezembro de 2030 e “são renováveis por cinco anos, a partir de 31 de dezembro de 2030”.

As juntas de freguesia passam a ter competências de fiscalização e a poder “aplicar as respetivas coimas e sanções acessórias” em matéria de alojamento local, a par com a ASAE e as câmaras municipais, podendo “determinar a interdição temporária da exploração dos estabelecimentos de alojamento local, na sua totalidade ou em parte”.

Como já se sabia, o registo de estabelecimento de alojamento local passa a ter a duração de cinco anos.

O Programa “Mais Habitação” prevê, entre outras medidas, a disponibilização de mais solos para construção de habitação, incentivos à construção por privados ou incentivos fiscais aos proprietários para colocarem casas no mercado de arrendamento.

Entre as medidas que visam estimular o mercado de arrendamento, assim como a agilização e incentivos à construção, incluem-se o fim dos vistos ‘gold’, o Estado substituir-se ao inquilino e pagar rendas com três meses de incumprimento, a obrigatoriedade de oferta de taxa fixa pelos bancos no crédito à habitação ou a isenção de mais-valias para famílias que vendam casas para pagar empréstimo da sua habitação.

As medidas do Programa Mais Habitação vão custar cerca de 900 milhões de euros, excluindo nesta estimativa o que venham a ser valores de custos com rendas, com obras a realizar ou com compras, mas incluindo o valor das linhas de crédito, e recorrerão a verbas do Orçamento do Estado, conforme já indicou o ministro das Finanças, Fernando Medina.

Mais Recentes

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 8 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 9 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 9 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 9 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 10 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 10 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 10 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 10 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 11 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 11 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 11 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 12 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 12 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 12 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 13 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 14 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 14 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 14 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 14 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.