Partilhar

Será que o café traz felicidade? Há quem diga que sim e as razões são estas

Venha conhecê-las.

20 Março 2023
Sandra M. Pinto

A relação entre o café e a felicidade vai muito além daquilo que podemos imaginar. Para além de ser uma das bebidas mais consumidas no mundo, tem uma ligação especial com as nossas emoções. De facto, estudos recentes afirmam que o consumo de café pode ajudar-nos a prevenir problemas
emocionais, já que estimula as chamadas hormonas da felicidade (noradrenalina, serotonina e dopamina)

O que seria das reuniões com amigos e familiares sem os pequenos detalhes que fazem a diferença? Das tardes em conjunto em casa sem o nosso café favorito?

Segundo um estudo TGI da Marktest mais de 3 em cada 4 portugueses bebem café em casa, o que faz do café um elemento especial do nosso círculo de amigos e família . Assim sendo, ao encontrarmos uma maneira de o tornar especial, estamos a influenciar positivamente o nosso dia.
No Dia da Felicidade, 20 de março, a Sage Appliances, marca líder mundial de eletrodomésticos de cozinha inteligentes, partilha as 5 razões que comprovam a relação entre o café e a felicidade:

1. O consumo moderado de café influencia positivamente a nossa saúde. Vários estudos confirmam os múltiplos benefícios do consumo moderado de café para a nossa saúde e bem-estar. Um consumo moderado contribui para um menor risco de desenvolvimento de doenças como a diabetes tipo 2 e de doenças neurodegenerativas e hepáticas, entre outras. Estudos recentes demonstraram que o consumo diário pode mesmo ajudar a baixar a pressão arterial 2 . Além da cafeína, o café contém também outros componentes bioativos que ajudam a contrariar e regular os parâmetros da pressão arterial.

2. O café ajuda-nos a manter o nosso coração mais vivo do que nunca. Entre os benefícios que o consumo de café traz à nossa saúde, é importante destacar os atributos que contribuem para manter o nosso coração mais saudável. Os responsáveis são os antioxidantes que compõem esta bebida, que a longo prazo têm um impacto muito positivo na prevenção dos riscos cardiovasculares. Além disso, saborear um bom café com os nossos entes queridos pode ajudar-nos a cuidar do nosso coração em todos os sentidos da expressão.

3. Café, a melhor ferramenta social do nosso tempo. Não existe conversa após o jantar que não seja acompanhada de um bom café. E poderíamos dizer que esta bebida se tornou, social e culturalmente, o acompanhamento perfeito para qualquer momento ou reunião. Porque, embora seja verdade que cada região tenha o seu próprio "código" na hora de o pedir, não há dúvida de que sempre foi e continuará a ser um elo central das nossas relações interpessoais. Segundo Anthony Gidens o café não é apenas uma bebida mas sim parte do nosso quotidiano. O sociólogo defende ainda que quando duas pessoas combinam beber café, estão geralmente mais interessadas em estarem juntas do que em beber café.

4. Impulsiona o nosso lado mais criativo, graças a componentes como a cafeína, que aumenta as nossas capacidades mentais e a soltar a nossa imaginação. Além disso, e tendo em conta a versatilidade desta bebida, ser consumidor regular pode ajudar-nos a soltar o barista profissional que há em todos nós. Por exemplo, introduzindo ou aperfeiçoando técnicas de latte art, com as quais poderemos fazer sorrir os nossos entes queridos com os melhores resultados do nosso café.

5. Consumir bom café ajuda-nos a ser mais sustentáveis e a apreciar o processo de criação. Principalmente quando se trata de café de especialidade ou café 100% Arábica, produzido inteiramente de forma tradicional e caracterizado por aspetos como a sustentabilidade, qualidade, rastreabilidade e respeito pelo produto.

Mais Recentes

Dor nas costas: conheça o hábito de as aliviar que é altamente eficaz

há 10 minutos

6-6-6: a regra de caminhar que as pessoas com mais de 60 anos estão a usar para ficar em forma

há 33 minutos

É portuguesa e fica no norte do país: esta cidade tem a igreja com as maiores rosáceas da Península Ibérica

há 50 minutos

Autismo: «É importante reconhecer que existem sinais de alarme e intervir de forma apropriada», Gabriela Pereira, pediatra

há 1 hora

Opinião: «Papel da endoscopia digestiva na prevenção e tratamento do cancro colorretal», Diogo Libânio, Médico Gastrenterologista

há 1 hora

Operação à próstata marca início do programa de cirurgia robótica do IPO Porto

há 1 hora

Tradição e sofisticação sentam-se à mesa de Páscoa do Capítulo Restaurant & Bar

há 20 horas

Opinião: «Dia Mundial Atividade Física – saúde e atividade física»,

há 21 horas

Refúgio familiar com sabor, conforto e diversão na Páscoa

há 22 horas

Carbonara Day: saiba onde saborear os melhores pratos

há 24 horas

Tradição da tasca portuguesa e modernidade dos cortes de carnes maturadas: é assim o Retasco

há 1 dia

Brunch buffet e diversão garantida para toda a família: mais uma sugestão para a Páscoa

há 2 dias

La Mafia se sienta a la mesa lança cocktails primaveris e harmonizações de autor

há 2 dias

Salutem junta-se à Corrida Sempre Mulher

há 2 dias

Mama Loves Easter: um brunch de Páscoa para toda a família

há 2 dias

Celebre a Páscoa com experiências memoráveis em Portugal, no Brasil e em Itália

há 2 dias

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 3 dias

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 3 dias

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 3 dias

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.