Vários meios de comunicação estrangeiros estão sempre a relembrar como Portugal é um pequeno oásis à beira-mar “plantado”, com diversas sugestões de visita. Agora, o site norte-americano “The Street” elencou sete destinos europeus onde se pode viver a reforma com cerca de 30 mil euros anuais. Dessa lista fazem parte as localidades da Nazaré e de Lagos.
Primeiro, na costa litoral da Região Centro de Portugal, com um clima temperado, está a Nazaré, onde o site refere que um casal pode alugar um apartamento grande perto da praia e viver bem por cerca de 22 mil dólares anuais (quase 20 mil euros). As rendas do aluguer estão já incluídas nesta conta.
O “The Street” destaca também o facto de a Nazaré ser um destino ideal para se explorar a pé, apesar de ter um serviço “confiável” de transportes públicos. Estes podem ser uma hipótese, caso a pessoa queira ir ao mercado local ou a algum dos seus mais de 100 restaurantes, bares e cafés.
Não podia faltar um destino algarvio
Neste caso, o site “The Street” recomenda a cidade muralhada de Lagos. Esta antiga capital algarvia, ligada à história portuguesa por ter sido de onde partiu D. Sebastião para Alcácer Quibir nunca mais regressando, tem cerca de 22.000 habitantes e partilha com a Nazaré um regular clima ameno.
Lagos é uma cidade muito plana, característica que favorece a realização de passeios recreativos ou de exercícios físicos. Por exemplo, os aposentados podem «desfrutar das boas condições para a prática de golfe, ténis, equitação e caminhadas», além de o oceano oferecer iguais «condições para a prática de caiaque, paddle, surf, kitesurf e windsurf», entre outros desportos marítimos.
Também são destacados os transportes públicos em Lagos, que estabelecem a ligação a «outras regiões do Algarve ou para Lisboa». Assim como é reconhecida a economia maioritariamente turística de Lagos, particularmente durante a temporada de julho e agosto, «apesar de os preços se manterem surpreendentemente razoáveis». Com a renda do aluguer incluído, um casal pode viver bem em Lagos por cerca de 25 mil dólares anuais (perto de 22,5 mil euros).