Nunca se ouviu tanta rádio online em Portugal como no primeiro semestre deste ano. Entre Janeiro e Junho, cerca de 1,5 milhões de residentes no Continente com 15 e mais anos dizem ter ouvido rádio através da Internet. Este número corresponde a 21,6% do universo analisado pelo Bareme Rádio da Marktest.
Trata-se de um novo máximo histórico, de acordo com a Marktest, que analisa este indicador desde 2011. Há oito anos, apenas 18% da população ouvia rádio online, registando-se uma evolução positiva nos anos seguintes e uma quebra acentuada em 2017 – quando não foi além dos 16,3%.
No primeiro semestre deste ano, o destaque vai para os indivíduos entre os 25 e os 34 anos, com 38,5% a ouvir rádio online. Depois deste grupo etário, os valores de penetração vão diminuindo à medida que a idade aumenta. Junto dos indivíduos com mais de 64 anos, a rádio online atinge o valor mínimo de 3%.
A Marktest indica ainda que nos quadros médios e superiores, a penetração deste tipo de rádio é de 43,9%, ficando-se pelos 5% junto dos reformados, pensionistas e domésticas. Entre regiões e género, por outro lado, os comportamentos são semelhantes.