<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

DECO: atrasos na entrega do correio são a principal queixa dos consumidores

23 Agosto 2019
Forever Young

Mais de metade dos inquiridos apontou, pelo menos, um problema no envio ou na receção de correspondência. Os grandes atrasos são a principal queixa.

A Deco/Proteste realizou um inquérito que contou com a participação de quase 1800 consumidores de Braga, Coimbra, Lisboa e Porto. Este revela que os residentes destas cidades estão pouco satisfeitos tanto com o serviço como com os balcões dos CTT. Quando comparámos com empresas de correio expresso, os CTT surgem em último lugar, com o menor índice de satisfação.

Estes resultados são apenas mais uma prova da degradação da qualidade do serviço prestado por este operador. Em 2018, a Anacom aumentou a quantidade dos indicadores de qualidade do serviço postal universal que os CTT terão de cumprir em 2019 e 2020 e estabeleceu objetivos mais rigorosos nalguns deles. O regulador procura, assim, que seja assegurado um serviço universal de maior qualidade, mas sem pôr em causa a sustentabilidade e a viabilidade económica e financeira da empresa.

Resta esperar a avaliação para este ano que permitirá verificar se o maior rigor exigido pela Anacom deu resultado. A pouco mais de um ano do fim do contrato de concessão estabelecido com os CTT, aguardamos com expectativa pelas decisões que serão tomadas pelo Governo quanto ao futuro do serviço universal. Acima de tudo, é essencial garantir a disponibilidade e a prestação de serviços postais de qualidade elevada e uniforme em todo o território nacional e acessíveis a todos os utilizadores.

Serviço de correios com atrasos

A maioria dos nossos inquiridos enviou correspondência através dos CTT, pelo menos, uma vez nos 12 meses anteriores ao preenchimento do questionário. Mas nem sempre correu tudo bem. Quase 55% referiram que ocorreu, pelo menos, um problema. Os grandes atrasos na chegada ao destino são a principal queixa dos inquiridos. Mas quase um quinto também indicou que a correspondência foi entregue na morada errada, embora o endereço estivesse bem escrito, ou que nunca chegou.

ctt

ctt

ctt

ctt

Em média, 18 minutos de espera ao balcão

Procurámos saber mais sobre a experiência dos portugueses quando visitam um balcão dos correios. Para tal, perguntámos o nível de satisfação dos inquiridos com diferentes critérios: distância a pé, acesso por transportes públicos ou por carro, existência de barreiras arquitetónicas, informação disponível, número de balcões de atendimento abertos, cortesia e competência dos funcionários, respeito pela privacidade, tempo de espera até ser atendido e diversidade de meios de pagamento.

O tempo de espera foi o critério que mais influenciou a satisfação com o balcão dos correios. Em média, os inquiridos esperaram 18 minutos para ser atendidos. A espera foi superior em Lisboa (21 minutos) e Braga (19 minutos) e um pouco menor no Porto (16 minutos) e em Coimbra (15 minutos).

ctt

Encomendas com danos nos CTT

Aproveitámos o inquérito para verificar como se saem os CTT face à concorrência. Para tal, incluímos questões relacionadas com o envio e a receção de encomendas, tanto nacionais como internacionais.

ctt

Na altura de remeter, 81% dos consumidores que nos responderam optaram pelos CTT, nos destinos nacionais, e 72%, nos internacionais. Já na altura de receber, embora os CTT tenham sido a empresa com mais menções (58% nas encomendas nacionais e 40% nas internacionais), verificámos que empresas como Chronopost, DHL e SEUR também foram referidas várias vezes.

A FedEx é a empresa de correio expresso que mais agrada. Já os CTT e os CTT Expresso — a empresa de transporte rápido —, apresentam o índice de satisfação mais baixo. O tempo de espera ao balcão e o custo do serviço são os aspetos que mais desagradam, seguidos pela variedade de produtos e tarifas e pelo tempo necessário para fazer a entrega. A FedEx destaca-se, pela positiva, quanto às boas condições do material recebido, tendo obtido um índice de nove. Já os CTT ficaram abaixo de oito naquele critério. Para esta avaliação há de ter contribuído o facto de ser a empresa com maior percentagem de encomendas a chegar com danos, sendo que, em 5% dos casos, eram significativos.

ctt

  • Para consultar mais informações veja este link.

Mais Recentes

Passar tempo de qualidade com os netos pode ajudar a que viva mais 20 anos

há 8 horas

Há quem diga que sim, mas será mesmo este o signo mais falso?

há 9 horas

O mundo (e Portugal) atravessam tempos difíceis: como podemos alcançar a felicidade?

há 9 horas

Apesar de frequentemente criticado este alimento pode realmente ajudar o seu metabolismo

há 9 horas

Enxaqueca: novo medicamento retarda sintomas pré-existentes

há 10 horas

Pouco espaço em casa? Ikea tem uma poltrona que se transforma em cama

há 10 horas

Depois do cinema Robert De Niro anuncia abertura do seu primeiro hotel: saiba onde ficará localizado

há 10 horas

Quase 17 mil euros é quanto custa o menu mais caro do mundo

há 11 horas

Esta região bem conhecida dos portugueses adia aumento do imposto turístico

há 11 horas

Este é quarto de hotel mais luxuoso do mundo: cada noite custa mais de 85 mil euros

há 11 horas

Cinco estratégias simples para “reprogramar” os genes e viver melhor

há 11 horas

Descontos até 50%: venha celebrar a beleza com esta promoção de O Boticário

há 12 horas

Ikea inaugura o seu primeiro hotel aqui bem perto (e a 5 minutos da praia)

há 12 horas

Nunca ignore os conselhos das pessoas nascidas nestas 10 datas

há 12 horas

Estas são as 5 cidades mais felizes do mundo em 2025

há 14 horas

Chega hoje às lojas e vai esgotar: LIDL apresenta um super aspirador e o melhor é o seu preço

há 14 horas

Tenha o cabelo com que sempre sonhou com esta novidade da Mercadona (por menos de 4 euros)

há 14 horas

Como evitar burlas com chamadas internacionais de números desconhecidos

há 15 horas

Como fazer o pedido de reforma em 2025: todas as respostas aqui

há 15 horas

Óbito: Morreu Francisco Gonçalves, figura icónica da comunidade motard de Castelo Branco

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.