A treinadora de auto-ajuda norte-americana Martha Bodyfelt, alerta para os perigos de uma pessoa se estar constantemente a desculpar e alternativas que pode incluir no discurso. Primeiro, a autora considera que «somos criados para agradar os outros» e que «nunca fomos ensinados a colocar-nos em primeiro lugar» na lista das nossas prioridades.
O primórdio destas realidades pode ter sido na juventude de cada um e a mentalidade resultante «transitou para a vida adulta». O facto de na infância ter tido o «exemplo dos seus pais e de ter tentado receber sempre aprovação em todas as suas ações» pode explicar a atual necessidade de se desculpar, até mesmo, «numa situação de divórcio, em que o problema nunca tem falha exclusiva de uma pessoa».
Um pedido de desculpas pode ter, ainda, alguns perigos intrínsecos. Por exemplo, quando é superficial pode ser interpretado como «um sinal de que as pessoas podem tirar vantagem de si», sobretudo, quando não tem razões para o fazer e apenas o faz para manter a paz, «pode fazer com que no futuro e noutras situações seja mais difícil defender-se». Há ainda o perigo de que um «simples pedido de desculpa, também para melhorar uma situação em que o erro até é da outra pessoa, possa transferir a culpa para si».
Martha Bodyfelt considera «desafiador afastar anos de condicionamento social» e relembra que «ninguém se pode sentir responsável por agradar a todos». A autora norte-americana diz, ainda, que numa recuperação de um divórcio, a pessoa se deve valorizar e conseguir «expressar simpatia de maneiras autênticas».
5 Alternativas a pedir desculpa
Com efeito, as seguintes 5 frases alternativas, elaboradas pela treinadora de auto-ajuda, podem ajudar a deixar de pedir desculpa como mero reflexo da situação em que está. Estas podem transmitir empatia pela outra pessoa sem assumir culpas que não são suas ou pôr em causa o seu próprio bem-estar.
O seu antigo ou atual parceiro ou um amigo está com raiva de alguma coisa.
1- «Estás chateado com alguma coisa? Vamos discutir isso».
Quando alguém próximo passa por dificuldades.
2- «É péssimo que esteja a passar por esse momento difícil. Saiba que estou aqui se precisar de algo».
Está atrasado para um compromisso.
3- «Obrigado pela sua paciência».
Se tiver uma falha de comunicação com alguém.
4- «Parece haver um problema de comunicação aqui. O que podemos fazer?».
Se estiver a tentar atravessar uma multidão.
5- «Com licença. Eu preciso de passar».