A maioria das pessoas porventura não associa o eczema a uma questão grave. Esta condição médica, conhecida por provocar comichão, pele seca e inflamações não é apenas algo “chato” que acontece sobretudo às crianças. Não, os dados parecem indicar que cerca de 20% das pessoas que sofreram desta doença nunca a ultrapassaram completamente, continuando a sofrer com estes incômodos sintomas ao longo da vida.
Esta é uma doença que necessita de ser tratada de forma cuidada, caso contrário poderá inclusive levar as pessoas às Emergências do hospital mais próximo. Se não consultar um médico logo na altura dos primeiros sintomas, quando ainda é jovem, os sintomas poderão agravar-se progressivamente à medida que envelhece.
Eis as 5 principais coisas que deverá conhecer sobre este problema médico, de acordo com a Considerable.
- O eczema é mais comum do que pode pensar
Em todo o Mundo milhões de pessoas e crianças sofrem com esta doença. Só nos EUA, os dados indicam que cerca de 31.6 milhões de pessoas têm sintomas de eczema e desses, 17.8 milhões têm sintomas de Dermatite Atópica (uma das “formas” mais comuns de eczema).
- Está relacionado com outras condições médicas
Os adultos que sofrem de Dermatite Atópica têm um risco maior de desenvolverem diabetes, obesidade, doenças auto-imunes, pressão alta e problemas cardíacos. No caso de serem hospitalizados têm uma ainda maior probabilidade de infecções.
- Pode ser “gerido”, mas não tem cura
Muitos adultos com eczema adoptam uma rotina diária de aplicação de hidratantes e esteroides na pele, como forma de controlarem os sintomas desta doença. Novas terapêuticas continuam a ser desenvolvidas pelos laboratórios e é certo que inovadores medicamentos (de aplicação oral ou tópica) poderão vir a melhorar as condições de vida da população
- Pode afetar a sua vida pessoal e a sua saúde mental
Pessoas com dermatite atópica têm uma probabilidade 2.5 a 3 vezes maior de sofrerem com sintomas de ansiedade, depressão. Nos casos mais graves de eczema estes números podem ainda aumentar.
Uma maior dificuldade em dormir pode ser igualmente algo preocupante. As comichões continuas ao longo da noite podem causar uma grande perda de horas de sono. Nestes casos os relacionamentos pessoais e de trabalho podem acabar por sofrer com a falta de descanso.
- Passa de geração em geração
O eczema está relacionado com doenças como a asma ou várias outras alergias. Se sofrer com algumas destas condições então é provável que os seus filhos ou netos possam vir no futuro a manifestar alguns dos sintomas típicos. Esteja atento a esta situação.