A 27.ª edição do Guimarães Jazz apresenta projetos de diferentes geografias, dos Estados Unidos ao Brasil, passando por Israel, Alemanha, Áustria e Portugal – reúnem-se na cidade berço. O ponto de encontro vai ser o Centro Cultural Vila Flor.
O evento vai contar com 13 concertos em 10 dias consecutivos, cinco concertos vão ser uma estreia absoluta e seis uma estreia nacional. A duração do festival, algo que acontece pela primeira vez na sua história, fará com que a presença da música na cidade minhota e na agenda dos seus espetadores seja muito maior e constante.
Programa resumido do festival
Em Guimarães, escutar-se-ão nomes como Dave Holland, Dave Douglas, Bill Laswell, The Mingus Big Band, Steven Bernstein, Catherine Russell, entre muitos outros.
O concerto inaugural acontece na noite de 8 de novembro e será protagonizado pelo mais recente grupo de um dos grandes nomes vivos da história do jazz, o contrabaixista britânico Dave Holland, que neste projeto se junta a Chris Potter, Lionel Loueke (que no festival será substituído por Kevin Eubanks) e Eric Harland.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Guimarães Jazz volta a convidar a Orquestra de Guimarães para um novo projeto de colaboração, desta vez com o quarteto “Cartas Brasileiras” de Léa Freire. Este convite é um reforço da integração, visibilidade e desenvolvimento artístico dos músicos locais.
A orquestra vimaranense já tinha tido duas experiências de grande sucesso, com a Big Band Lisbon Underground Music Ensemble, de Marco Barroso, e com o guitarrista Nels Cline. Apresentam-se em palco a 14 de novembro, às 21h30.
Como o Guimarães Jazz é o principal festival da cidade é natural que este contemple, igualmente, algumas atividades paralelas. Entre elas estão várias animações musicais pela cidade, jam sessions e oficinas de jazz.
De 5 a 17 de novembro, o jazz surge em contextos diários menos previsíveis, procurando envolver a população no espírito do festival.
Os bilhetes para os concertos do Guimarães Jazz 2018 já se encontram à venda.
Podem ser adquiridos nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e da Casa da Memória de Guimarães, bem como nas lojas Fnac e El Corte Inglês, entre outros pontos de venda. A venda também está disponível online em oficina.bol.pt e www.ccvf.pt, onde pode ser consultada toda a programação do evento.