Praticado há centenas de anos, o yoga tem com objetivo fundamental atingir um equilíbrio entre o corpo e a mente. Os seus exercícios atuam a nível muscular e respiratório, sempre com o intuito de oferecer aos praticantes uma maior consciência sobre o seu corpo, que acaba por se refletir num auto-relaxamento.
As vantagens de uma prática regular de yoga são inúmeras. Um aumento da flexibilidade, da força muscular e o alívio do stress são alguns dos principais destaques. Em muitos casos este tipo de exercícios favorece ainda a qualidade das noites de sono, assegurando um melhor descanso.
Adicionalmente, o yoga é um dos poucos exercícios que podem ser realizados em praticamente qualquer sítio, a qualquer hora e sem a necessidade de investir num qualquer tipo de equipamento dispendioso ou mensalidade de ginásio.
Conheça aqui os 10 principais benefícios desta prática, listados recentemente pelos especialistas do portal Considerable.
- É bom para o seu coração
As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em todo o Mundo. Nos EUA, uma em cada três mulheres morre devido a problemas de coração. Estudos indicam que a prática de yoga ajuda a reduzir a hipertensão e a pressão arterial, reduzindo desta forma os riscos de doenças cardiovasculares.
- Fortalece os ossos
O risco de osteoporose aumenta consideravelmente nas mulheres à medida que envelhecem. As mudanças hormonais determinadas pela menopausa são o principal responsável pelo aumento deste risco. O yoga pode ser o exercício perfeito para ajudar a restabelecer alguma densidade nos ossos. Os exercícios de força e os alongamentos recorrentes podem ser importantes neste processo.
- Reduz inflamações e artrite
Exercícios e aulas de maior intensidade podem ter um impacto negativo na saúde dos praticantes mais envelhecidos. O normal é que a partir de uma certa idade, as nossas articulações, joelhos e ancas já não aguentem o esforço e impacto intenso de alguns exercícios. A forma mais suave do Yoga, possibilita que se movimente e se esforce sem causar dano nas articulações, promovendo a flexibilidade e reduzindo a inflamação.
- Reduz a ansiedade e fortalece a mente
As mulheres têm uma maior tendência a serem mais vulneráveis a certos sintomas de ansiedade e depressão do que os homens. De uma forma holística, o yoga ajuda a reduzir os efeitos negativos de muitos destes problemas. As técnicas de respiração aqui ensinadas diminuem a sensação de stress e acalmam a mente. Fortalecendo o seu bem-estar e promovendo uma correta conexão entre cérebro-corpo.
- Melhora o equilíbrio, flexibilidade, força e postura
Muitos dos exercícios e poses de yoga, ajudam a fortalecer alguns dos músculos mais fundamentais do seu corpo, sobretudo na zona abdominal. Com o tempo irá sentir uma clara melhoria na sua postura e na sua capacidade de flexibilidade. Permitindo que se mova de uma forma mais livre, sem sentir dores ou desconforto.
- Perda de peso
É certo que o yoga não “queima” tantas calorias como um exercício cardio, como a corrida ou o spinning. No entanto ajuda fortemente a tonificar certos músculos que por sua vez acabam por queimar calorias e ajudar a reduzir o seu peso corporal. Com o tempo irá sentir melhorias clara no seu corpo, assim como nos seus hábitos alimentares. Isto porque o yoga é um exercício que trabalha toda a componente mental e que fomenta uma maior positividade na sua vida, reduzindo sintomas depressivos e hábitos alimentares prejudiciais.
- Ajuda a dormir melhor
A insónia pode ser um problema recorrente, sobretudo para as mulheres que enfrentam a menopausa. Os exercícios relaxantes do yoga, baseados em técnicas de respiração, acalmam o seu corpo e mente, permitindo que durma melhor à noite e que se sinta mais energético ao longo do dia.
- Ferramenta anti-envelhecimento
A prática de yoga irá fazer com que se sinta mais novo. Os benefícios físicos e mentais, associados a uma melhoria da flexibilidade, da elasticidade dos músculos e da sua força vão contribuir para que sinta mais leve e rejuvenescido.
- Avance ao seu ritmo
O yoga não é uma competição. No começo deve tentar progredir lentamente, não tente ser capaz de imediatamente atingir o ritmo e nível de dificuldade dos praticantes mais experientes. Esteja atento ao seu corpo e nas aulas iniciais, não tente esforçar demasiadamente o seu corpo. Avance de forma confortável e segura.
- Pode ser praticado onde e quando quiser
Independente do quão complicada for a sua agenda, existe sempre tempo para o yoga. Caso experimente aulas de 30 minutos ou prefira fazer os exercícios em casa com o auxílio de um colchão, é sempre fácil conjugar esta prática diária com outros compromissos. É um dos poucos exercícios que oferece esta flexibilidade aos seus praticantes.