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5 formas de impedir que os outros se aproveitem de si (e do seu talento)

Nada como um saudável equilíbrio entre persistência profissional e autoestima.

Apenas 14% das pessoas fazem pausas de 90 em 90 minutos
Foto: Pixabay

A ideia parece simples: se nos esforçarmos, trabalharmos arduamente, se respeitarmos as regras e formos amáveis para os outros, então vamos atingir tudo o sucesso que sempre almejámos. É isto que nos ensinam desde cedo. No entanto à medida que crescemos e compreendemos melhor a realidade, começa a ser evidente que o mundo nem sempre recompensa quem mais merece.

A realidade é outra e infelizmente algo injusta. Muitos são os chefes, colegas de trabalho, amigos e parceiros amorosos que ao longo das nossas vidas se irão aproveitar da nossa bondade ou talento. Sobretudo no Mundo do trabalho, é evidente que nem sempre as pessoas mais capazes se encontram nos lugares de topo. Por mais que trabalhem bem, simplesmente não progridem na carreira.

 

As mulheres parecem ser especialmente vítimas desta situação. Muitas decidem trabalhar arduamente, com o máximo de esforço, na expectativa de atingirem uma determinada promoção que simplesmente nunca chega. Em casa e na sua vida particular, procuram oferecer o máximo de apoio emocional aos outros, mas nem sempre recebem o mesmo do outro lado.

Este tipo de expectativas pode causar um impacto negativo forte no bem-estar emocional de qualquer pessoa. É um jogo de paciência eterna que desgasta até os mais fortes entre nós.

Felizmente existem algumas estratégias que podemos adotar para garantir que não ficamos presos neste tipo de situações e permanecemos sempre capazes de manter a nossa autoestima intacta, tal como defende a autora e especialista Jill P. Webber. Conheça aqui os seus principais conselhos:

  1. Comunique eficazmente aos outros aquilo que precisa e pretende

Pare de assumir que as pessoas irão magicamente ao encontro das suas necessidades e preferências. Nem sempre os outros são capazes de identificar de que forma nos podem ajudar. Se por exemplo sente que está a assegurar um fardo demasiadamente grande no que diz respeito às tarefas domésticas então comunique isso ao seu parceiro. Não continue simplesmente a realizar as tarefas em silêncio.

Seja honesta com os outros e não esconda os seus verdadeiros sentimentos. As pessoas certas irão apreciar a sua frontalidade e apoiar no que for necessário.

  1. Pare de insistir numa estratégia que não traz resultados

Por favor não continue a “bater com a cabeça contra uma parede”. Nem sempre trabalhar arduamente numa determinada tarefa irá trazer os resultados que espera. Se sentir que não está a ser valorizada, então opte por uma estratégia diferente. Perceba que outros skills poderá aprender para se tornar mais valiosa numa organização. Considere inscrever-se num curso de formação executiva, por exemplo.

  1. Só porque faz algo muito bem isso não deve significar que apenas consegue fazer isso

As mulheres em particular podem ficar “presas” e categorizadas numa determinada função. Acabando muitas vezes por não ser consideradas para alguns outros tipos de cargos ou para a participação em certos eventos ou projetos. Algumas pessoas podem inclusive não se sentir com autoestima suficiente para serem capazes de enfrentar um desafio diferente, receando tomar novas decisões que incluam um certo nível de risco. Caso esteja preparada para um novo desafio não se deixe nunca prender a um cargo antigo, simplesmente porque o sabe fazer bem. Afirme que está pronta para algo diferente.

  1. Faça uma análise de custo-benefício

É importante que vá avaliando as decisões que toma e o estado geral da sua vida. Tente sempre estar alinhada com os seus objetivos. Uma interessante estratégia é escrever numa folha de papel uma lista com todas as categorias que são relevantes para a sua vida: família, amigos, profissão, parentalidade, formação, criatividade, etc.

Para cada categoria considere quanto da sua energia está a ser aplicada para essa área em particular. Depois avalie qual o retorno que está a receber em troca dos seus esforços e dispêndio de energia. Estas recompensas podem ser dinheiro, amor, promoções, amizades, apoio emocional, etc.

Será que os seus esforços estão a ser bem aplicados e recompensados? Caso a resposta seja negativa, então procure modificar as circunstâncias.

  1. Trabalhe menos para a perfeição e mais para a inspiração

Se tudo aquilo que faz na sua profissão é procurar nunca cometer erros e concretizar todas as tarefas da forma mais perfeita e eficiente, então saiba que pode estar a gastar a sua energia em vão. Claro que é importante fazer as coisas bem, mas é igualmente essencial saber porque as está a fazer e como tudo isso a está a fazer sentir. Olhe para o seu futuro, pense em tudo aquilo que deseja alcançar ou sentir daqui a 5 anos? Será que o seu trabalho e função atual estão alinhados com esses desejos?

É fácil perdermo-nos nos detalhes do dia-a-dia da nossa função profissional. Muitas vezes esta é uma perda de tempo e energia que não traz benefícios nem para a empresa, nem para si. Esteja sempre ciente daquilo que é verdadeiramente relevante para a sua sensação de gratificação.

 

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