Partilhar

Morreu Carlos Ruiz Zafón, um dos mais conceituados escritores da literatura contemporânea

Autor do best-seller “A Sombra do Vento”, é o escritor espanhol mais lido em todo o mundo depois de Cervantes.

19 Junho 2020
Forever Young

O escritor Carlos Ruiz Zafón morreu hoje, 19 de Junho de 2020, aos 55 anos, na sua casa em Los Angeles, nos Estados Unidos, vítima de cancro. Partiu um dos escritores mais reconhecidos da literatura contemporânea e o escritor espanhol mais lido em todo o mundo depois de Cervantes. As suas obras foram traduzidas para mais de cinquenta línguas e foram reconhecidas com os principais prémios literários.

Os seus restos mortais repousarão em Los Angeles, Califórnia, cidade onde viveu durante mais de 25 anos.

Carlos Ruiz Zafón nasceu em Barcelona a 25 de setembro de 1964. Depois de estudar com os Jesuítas de Sarrià, matriculou-se na Faculdade de Ciências da Informação de Barcelona. Trabalhou durante alguns anos como diretor criativo de uma importante agência de publicidade em Barcelona. Mudou-se para os Estados Unidos e, em 1992, decidiu dedicar-se em exclusivo à literatura.

Em 1993, dá-se a conhecer com O Príncipe da Neblina, considerado um dos seus melhores romances para jovens e que, juntamente com O Palácio da Meia-Noite e As Luzes de Setembro, forma a Trilogia da Neblina. Em 1998, publicou Marina, talvez a mais pessoal de todas as suas obras.

Em 2001, publicou o romance A Sombra do Vento, uma obra best-seller a nível mundial e que é o primeiro livro da tetralogia O Cemitério dos Livros Esquecidos. Esta saga literária inclui: A Sombra do Vento (2001), O Jogo do Anjo (2008), O Prisioneiro do Céu (2011) e O Labirinto dos Espíritos (2016); todo um universo literário que se tornou um dos grandes fenómenos da literatura mundial.

«A voz de Ruiz Zafón é de uma originalidade à prova de bala. A Sombra do Vento anuncia um fenómeno da literatura popular espanhola.» O romance estava nas livrarias há algumas semanas, quando Sergio Vila-Sanjuán escreveu esta declaração em La Vanguardia, em junho de 2001. Nesse mesmo ano, foram impressas cinco edições, mas o verdadeiro fenómeno demoraria alguns anos a chegar. Durante vários anos A Sombra do Vento foi o livro mais vendido em Espanha e a sua publicação seria acompanhada de uma enorme popularidade em Itália, França, Holanda, Alemanha… e assim sucessivamente até um total de cinquenta países, incluindo os Estados Unidos, onde o The New York Times comparou Zafón a García Márquez, Umberto Eco e Jorge Luis Borges.

Quando a segunda parte da tetralogia foi publicada, A Sombra do Vento já tinha ultrapassado os dez milhões de leitores e ocupado um lugar de destaque na história da literatura. Tanto assim que, em 2014, os Penguin Classics, ao escolher os 26 clássicos da história da literatura mundial (tantas quantas as letras do alfabeto) para uma coleção comemorativa, deram o Z a A Sombra do Vento. Ruiz Zafón, na companhia de Charles Dickens, Jane Austen, Marcel Proust e James Joyce.

«Se alguém chegou a pensar que o verdadeiro romance gótico tinha morrido no século XIX, este livro vai mudar de ideias. Um romance cheio de esplendor e armadilhas secretas onde até as subtramas têm subtramas. Nas mãos de Zafón, cada cena parece ter sido retirada de um dos primeiros filmes de Orson Welles. É preciso ser um verdadeiro romântico para apreciar todo o seu valor, mas se o for, então é uma leitura deslumbrante.» STEPHEN KING

A receção de O Jogo do Anjo e O Prisioneiro do Céu não foi diferente: «Proclamo Zafón, o Dickens de Barcelona, o escritor mais talentoso da atualidade para a arte narrativa», afirmou o Corriere della Sera. E o USA Today confirmou: «Ele reinventou o que significa ser um grande escritor. A sua capacidade visionária de contar histórias já é um género em si mesmo.»

Em 2016, foi publicado o seu último romance, o culminar da tetralogia. O Labirinto dos Espíritos, uma obra magistral que dá a todo o projeto narrativo uma força arrebatadora e pleno significado ao distinto universo pessoal zafoniano.

O Cemitério dos Livros Esquecidos tornou-se um símbolo universal da defesa da leitura, da sobrevivência da memória através dos livros e do refúgio daqueles que neles acreditam.

Para além do entusiasmo de milhões de leitores em todo o mundo e da aclamação da crítica, os livros de Carlos Ruiz Zafón têm recebido inúmeros prémios em todo o mundo.

Mais Recentes

Para tudo: estes são os signos que terão mais sorte e dinheiro em 2025

há 2 horas

Uma dúvida que importa esclarecer: quanto mais gordo o peixe mais rido é em ómega 3?

há 2 horas

Pensar no futuro: como, quanto e quando deve investir para a reforma?

há 2 horas

Natal financeiramente consciente: conheça as recomendações de consumo e crédito para poupar nesta quadra

há 3 horas

A Zara tem o casaco de camurça sensação da estação e o stock já está a esgotar: custa menos de 40 euros

há 3 horas

Óbito: Morreu Norberto Silva da Costa Pereira, antigo autarca de Tomar

há 4 horas

Óbito: Morreu Marshall Brickman, argumentista que venceu Óscar com Woody Allen por Annie Hall

há 5 horas

Especialistas debatem infeções em Cuidados Intensivos

há 5 horas

Gripe: quatro em cada cinco pessoas com 85 anos ou mais já se vacinaram

há 5 horas

A contagem decrescente já começou e a SANA Hotels revela as suas opções para dar as boas-vindas a 2025

há 20 horas

Nesta unidade hoteleira a época festiva serve-se com requinte e tradição

há 21 horas

O Pai Natal dos Oceanos está de volta e convida os mais novos a visitarem o seu universo

há 22 horas

Uma consoada de excelência? É a promessa deste hotel: venha conhecê-la

há 23 horas

À mesa do Po Tat o vinho é o protagonista da refeição e espera pela sua companhia

há 1 dia

Se gostava de viver um Natal tailandês saiba que não precisa de apanhar o avião: basta passar no BAAN Saraiva’s 

há 1 dia

Dia Mundial da Luta Contra a Sida: «O diagnóstico da HIV afeta profundamente a saúde mental das pessoas soropositivas», Fernando Mesquita, psicólogo clínico e sexólogo

há 1 dia

Dia Mundial de Luta Contra a Sida: «A ignorância em relação às formas de transmissão está na origem da discriminação destes doentes», Fausto Roxo, coordenador do Núcleo de Estudos da Doença VIH da SPMI

há 1 dia

A alegria dos reencontros e os sabores tradicionais sentam-se à mesa deste restaurante

há 2 dias

O espírito natalício inundou a vila de Sintra e espera por si

há 2 dias

Réveillon com vista incrível sobre a serra é o desafio que lhe propõe este hotel: aceita?

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.