Partilhar

Consultas e exames auxiliares em 2021 ultrapassou valores pré-pandemia

Saiba mais.

6 Abril 2023
Forever Young

As consultas médicas e os exames auxiliares de diagnóstico realizados em 2021, o segundo ano da pandemia de covid-19, atingiram valores superiores aos pré-pandemia, destacou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE), avança a Lusa.

Nesse ano, “registou-se uma recuperação nos atos assistenciais prestados em contexto hospitalar”, depois da atividade nestes estabelecimentos de saúde “ter sido fortemente afetada pelo contexto pandémico vivido em 2020”, refere o INE numa nova edição da publicação “Estatísticas da Saúde”, principalmente com indicadores de 2021, divulgada por ocasião do Dia Mundial de Saúde, que se assinala na sexta-feira.

No entanto, “os atendimentos em serviço de urgência, os internamentos e as cirurgias em bloco operatório, apesar de terem aumentado, não atingiram os valores registados em 2019”.

Os dados do INE mostram que a recuperação da atividade em 2021 ocorreu no setor público e no setor privado.

No caso dos hospitais públicos, registou-se um aumento em todas as vertentes, com destaque para as cirurgias em bloco operatório (+22,4%), enquanto nos hospitais privados as maiores subidas ocorreram nos “atos complementares de diagnóstico e/ou terapêutica (+27,2%), nos internamentos (+27%) e nas consultas externas (+22,7%).

Os principais prestadores de serviços de saúde continuaram a ser em 2021 os hospitais públicos ou em parceria público-privada, tendo assegurado 84,2% dos atendimentos em urgência, 72,1% das cirurgias em bloco operatório, 72,3% dos internamentos, 86,2% dos atos complementares de diagnóstico e/ou terapêutica e 63,2% das consultas médicas.

“O número de consultas médicas em meio hospitalar atingiu novo máximo” em 2021, quando se realizaram cerca de 21,3 milhões, mais 2,9 milhões (+15,8%) do que no ano anterior, reforço que “permitiu ultrapassar o número pré-pandemia covid-19 e alcançar o valor mais elevado do período iniciado em 1999”.

Em relação às urgências, em 2021 registaram-se mais 810,8 mil atendimentos, que atingiram um total de 6,5 milhões, dos quais 5,5 milhões nos hospitais do setor público.

A maioria dos atendimentos nos serviços de urgência dos hospitais foi assegurada pela urgência geral (78%), cabendo à Pediatria e à Obstetrícia 15,6% e 6,3% dos atendimentos, respetivamente.

Contam-se ainda mais 156,1 mil cirurgias em bloco operatório (num total de um milhão) e mais 22,6 mil pequenas cirurgias.

No ano em causa, existiam em Portugal 58.735 médicos e 80.238 enfermeiros, mais 2,7% e 2,9%, respetivamente, do que em 2020, o que representa 5,7 médicos e 7,8 enfermeiros por mil habitantes.

Segundo o INE, mais de metade da despesa corrente em saúde foi financiada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) e pelos Serviços Regionais de Saúde das Regiões Autónomas (SRS).

Entre 2019 e 2021, o SNS e os SRS suportaram, em conjunto e em média, 55,4% do total da despesa corrente em saúde, tendo 29% da mesma, em média, ficado a cargo das famílias.

O tema deste Dia Mundial é “Saúde para todos” e a Organização Mundial da Saúde (OMS) vai celebrar o seu 75.º aniversário.

Mais Recentes

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 15 minutos

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 22 minutos

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 32 minutos

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 36 minutos

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 2 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 2 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 2 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 4 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 4 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 4 horas

O desafio está lançado: teste estes produtos do Lidl e ganhe vales de compras

há 4 horas

Truque para cozinhar salmão: aprenda como retirar a pele sem usar a faca

há 4 horas

Investigadores portugueses desenvolvem testes para prever benefício clínico da medicação em pessoas com Fibrose Quística

há 4 horas

Óbito: Morreu a modelo Lucy Markovic, estrela do Next Top Model da Austrália

há 4 horas

Revelada a causa oficial da morte do ator norte-americano Val Kilmer

há 5 horas

Necessidades nutricionais a partir dos 50 anos

há 5 horas

Penteados longos para mulheres com mais de 50 anos: abrace a elegância juvenil nesta primavera

há 5 horas

Benefícios do ioga para pessoas com mais de 55 anos: não deixe para amanhã o que…

há 5 horas

Cientistas criam teste sanguíneo que permite detetar precocemente doença de Parkinson

há 5 horas

Bem estar após os 50 anos: siga estas 7 dicas

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.