<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Em que ficamos: faz ou não faz mal dormir de barriga cheia?

1 Junho 2023
Sandra M. Pinto

O que acha?

É comum ouvir que dormir de barriga cheia faz mal, mas, o que ocorre no nosso corpo que pode originar problemas de saúde?

No momento que iniciamos o sono, os nossos sistemas passam a funcionar de forma mais lenta.

Isso também ocorre com o sistema digestivo e é por isso que se recomenda ingerir alimentos pelo menos duas horas antes de se deitar. O processo de digestão lento pode desencadear problemas no sono e, consequentemente, indisposição no dia posterior.

Além disso, dormir após as refeições podem causar refluxo. Como o produto que chega ao esófago apresenta ácidos que estavam presentes no estômago, pode ocorrer lesão no tecido do órgão.

É comum sentir sono depois do almoço, uma vez que todo o fluxo sanguíneo do corpo está direcionado para a digestão. A breve sesta após o almoço pode ajudar a melhorar o rendimento no período da tarde e é, por isso, recomendada. A sesta deve ser de apenas 30 minutos.

Para ter uma noite de sono mais agradável, é necessário redobrar a atenção com a alimentação. Escolher alimentos leves é essencial para que a digestão se faça mais facilmente. Alimentos ricos em gordura e muita carne vermelha, por exemplo, atrapalham a digestão.