Partilhar

As (boas) razões para marcar presença nas redes sociais depois dos 50 anos

Não são apenas os mais jovens que podem apreciar os benefícios de uma convivência digital.

22 Setembro 2022
Sandra M. Pinto

É certo que atualmente praticamente todos temos já consciência do impacto transformador que as redes sociais têm tido nas nossas sociedades e na forma como comunicamos. Uma presença ativa nas “redes” é algo transversal à grande maioria da população, desde os mais jovens até aos mais velhos.

Sendo certo que as redes sociais podem ser fonte de inúmeros problemas e desafios para a nossa sociedade e bem-estar, a verdade é que existem algumas boas razões para escolher estar presente de uma forma moderada.

 

  1. Pelos filhos

As redes sociais permitem-nos estar mais perto das pessoas de quem mais gostamos. Apesar desse presença não ser física, a verdade é que conseguimos muitas vezes ir acompanhado o dia-a-dia das pessoas, as suas viagens, os seus hobbies, etc.

Para quem tem filhos mais novos pode ser importante criar uma conta em algumas redes sociais como forma de poder acompanhar mais de perto a vida deles. Sobretudo durante a pré-adolescência é aconselhada alguma supervisão saudável.

No caso de já ter filhos adultos, as “redes” podem ser aqui mais uma forma – para além dos telefonemas e das visitas presenciais – de se sentir mais próximos deles, sobretudo se viverem longe de si.

 

  1. Pela sua carreira

A chegada da internet e das redes sociais veio revolucionar o mercado de trabalho. Atualmente já uma elevada percentagem do recrutamento é feito através de redes sociais como o Linked In. Muitas empresas encontram potenciais colaboradores através destes meios digitais.

Esta presença nas redes é também uma forma de conseguirmos fazer algum networking com profissionais da área. Assim como nos permite manter atualizados em relação às últimas tendências dentro de um determinado setor de atividade.

 

  1. Pela família

Sobretudo para quem tem familiares a viver em outros países ou longe da sua atual área de residência, as redes sociais vieram trazer uma proximidade até então inexistente. A possibilidade de criar um grupo de conversação apenas para os seus familiares irá promover o contacto entre todos, a partilha de histórias, fotografias ou vídeos. De resto, é ainda possível realizar videochamadas através destes meios, assegurando que todos podem conversar simultaneamente uns com os outros de uma forma muito mais gratificante.

 

  1. Pelos amigos do presente (e do passado)

Já alguma vez pensou no que é feito daquele seu amigo da escola? Se antigamente tudo o que poderia fazer era imaginar cenários sobre o que teria acontecido à vida desta pessoa, hoje em dia o mais provável é que o consiga encontrar facilmente no Facebook.

Esta é uma das maiores conquistas das redes. A possibilidade de reconectar pessoas é algo que pode ser incrivelmente especial. Voltar a ver amigos ou conhecidos do passado e retomar o contacto após anos de ausência pode ser uma experiência verdadeiramente gratificante.

 

  1. Pela diversão

Não é preciso nenhuma razão especialmente complexa. Por vezes estar nas redes sociais é simplesmente algo divertido e que pode conseguir colocar um sorriso na sua cara. Sendo certo que algumas redes sociais são conhecidas pelas suas polémicas, discórdias e conflitos mais negativos, é inteiramente possível evitar tudo isso e simplesmente consumir conteúdos media pensados para entreter e divertir.

Siga algumas páginas divertidas e divirta-se com todos os vídeos, memes e GIF`s que são publicados diariamente. Melhor ainda, partilhe com os seus amigos a diversão e ria-se me conjunto.

 

 

 

Mais Recentes

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 19 minutos

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 25 minutos

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 51 minutos

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 56 minutos

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 1 hora

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 1 hora

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 1 hora

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 3 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 3 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 4 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 4 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 4 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 4 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 4 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 5 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 5 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 5 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 5 horas

Zona: cerca de 63 mil portugueses foram diagnosticados com a doença no último ano

há 5 horas

Cartão de Cidadão: esclareça todas as dúvidas e saiba como renovar, levantar, cancelar ou ativar

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.