Os concelhos de Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro, apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avança a Lusa.
O IPMA colocou também mais de 70 concelhos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança em risco muito elevado de incêndio.
Vários concelhos de todos os distritos do continente, exceto alguns concelhos de Aveiro, Porto e Viana do Castelo, apresentam hoje risco elevado de incêndio.
O IPMA prevê perigo de incêndio muito elevado pelo menos até ao final da semana.
Desde o início do ano houve 2.083 fogos florestais e arderam 7.355 hectares em espaços rurais, de acordo com dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.
Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente pouco nublado, com vento por vezes moderado a partir da tarde, acentuado arrefecimento noturno e descida de temperatura, em especial da máxima.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 07 graus Celsius (em Bragança) e os 15 (em Coimbra, Porto e Faro) e as máximas entre os 22 (na Guarda) e os 32 (em Santarém).