Submetida a vários exames médicos, foi diagnosticada com um “bloqueio no coração”, permanecendo internada mas estável e a recuperar.
Cinha Jardim desmaiou enquanto conduzia. Conseguiu, no entanto, parar o carro sem embater em nenhuma outra viatura. Foi assistida por outros condutores antes da chegada da ambulância, que a transportou de seguida para o hospital.
O bloqueio cardíaco é um atraso na condução da corrente elétrica durante sua passagem pelo sistema de condução do coração, incluindo o nódulo atrioventricular, o feixe de His ou ambas as ramificações do feixe, todos localizados entre os átrios e os ventrículos.
Alguns tipos de bloqueio cardíaco são assintomáticos, mas outros causam fadiga, tontura e vertigem, seguidas ou não de desmaio. O bloqueio cardíaco é detetado pelo eletrocardiograma. Alguns casos requerem a implantação de um marca-passo artificial.
Os bloqueios cardíacos podem ser classificados com base na localização do bloqueio em:
Geralmente não há necessidade de tratamento para cada tipo quando o bloqueio é incompleto (como em um bloqueio atrioventricular de primeiro grau). No entanto, um marca-passo artificial pode ser implantado em pessoas com alto risco de bloqueio atrioventricular completo (como pessoas com certos tipos de bloqueio atrioventricular de segundo grau ou em pessoas com bloqueio atrioventricular de terceiro grau) para que a frequência cardíaca possa ser mantida caso um bloqueio completo venha a ocorrer.