Partilhar

5 formas de aumentar a sua autoconfiança no local de trabalho

Existem algumas estratégias que todos podemos adotar para melhorar o nosso bem-estar e performance profissional.

15 Julho 2020
Forever Young

Uma falta de confiança no local de trabalho é um problema mais frequente do que pode imaginar. Tendemos sempre a querer ser o mais produtivos e capazes possível, queremos sempre trabalhar para atingir objetivos e impressionar chefias. Esta pressão pode acabar por nos deixar altamente inseguros.

Todos passamos por momentos em que nos sentimos menos confiantes. Até as pessoas mais profissionais e competentes têm que saber lidar com este tipo de pensamentos incapacitantes. Ansiedade, pensamentos negativos, dúvidas, autocríticas excessivas, são apenas alguns dos sintomas mais frequentes.

[Leia também: Como manter a confiança e autoestima depois dos 50]

Sentir que não somos capazes de fazer algo ou que estamos a entregar mau trabalho pode ser uma sensação terrível. É assim fundamental que trabalhe a sua própria autoestima e confiança no sentido de se conseguir sentir melhor todos os dias.

Eis algumas estratégias que pode seguir, de acordo com a especialista e autora Chloe Brotheridge.

 

  1. Reconheça a “síndrome de impostor” e saiba como a corrigir

Esta é uma situação bastante comum que se caracteriza pelo surgimento de uma “pequena voz” que nos diz constantemente que não somos bons, merecedores ou capazes de fazer uma função. Nestas situações estes pensamentos negativos são capazes de surgir mesmo quando o seu chefe elogia o seu trabalho ou quando recebe um qualquer prémio. É um tipo de mentalidade que o impede de sentir bem.

Esta ansiedade constante pode ser extremamente destrutiva, como tal é importante que se obrigue a lembrar de todos os aspetos mais positivos do seu desempenho. O mais provável é que seja um trabalhador esforçado e competente que contribui positivamente para a equipa. O seu chefe e os seus colegas têm sorte em poder contar consigo. Lembre-se deste tipo de pensamentos sempre que se está a sentir mais em baixo de forma a reduzir a ansiedade, garantindo assim que consegue dormir bem ao final do dia.

  1. Celebre as suas conquistas

É fundamental que consiga apreciar e dar a devida importância a estes momentos. Caso tenha conseguido fazer uma excelente apresentação, tenha recebido um elogio de um cliente ou atingido um qualquer objetivo, deverá ser capaz de celebrar a sua boa performance. É habitual que no meio das rotinas de trabalho seja fácil menosprezar estes pequenos momentos e esquece-los rapidamente, no entanto é sempre importante refletir e conseguir sentir-se bem nestas alturas. Aponte numa lista estas conquistas, por exemplo. Este simples exercício vai ajudar a que consiga lidar melhor com o próximo momento em que sinta a tal “síndrome de impostor”.

  1. Fale durante as reuniões

Pode não ser a pessoa mais confiante do mundo, mas é importante que se esforce para participar nas reuniões. Pode custar um pouco sentir que não tem nada de valor para acrescentar, mas o simples exercício de fazer um simples comentário ou transmitir uma opinião pode ser muito importante para fortalecer a sua confiança. No início será mais difícil, no entanto se manter este hábito de forma regular vai deixar de sentir tanta ansiedade sempre que chegar o seu tempo de falar.

  1. Seja realista em relação às suas fraquezas e procure melhorar

Ninguém é perfeito. Todos temos alguns pontos menos fortes que podemos melhorar com o tempo. Esta é uma realidade que deve aceitar com naturalidade, sendo apenas importante que vá sempre conseguindo enriquecer estas “fraquezas” para aumentar a sua confiança profissional. Ganhe o hábito de falar com o seu chefe e procure perceber quais os aspetos que ele pensa que você deveria melhorar. Vai sentir um alívio enorme ao perceber exatamente qual é a coisa em que tem que trabalhar mais, reduzindo desta forma muita da ansiedade ou incerteza. Seja qual for a sua fraqueza será sempre possível melhorar esse aspeto.

  1. Seja direto

Todos queremos ser aceites e apreciados pelos outros. Queremos que as pessoas – e sobretudo os nossos chefes e colegas – tenham uma boa opinião a nosso respeito. Como tal tendemos a ser excessivamente zelosos na nossa forma de comunicar. Pedimos constantemente desculpa por tudo e procuramos sempre agradar ou confirmar a opinião do outro. Este é um exercício que acaba por nos fazer sentir “menor”.

É assim importante que seja claro e direto na sua comunicação. Seja capaz de expressar aquilo que precisa ou que quer que os outros façam. Não peça desculpa sempre que tem que pedir algo a alguém. Exerça a sua confiança. Deverá ser igualmente capaz de recusar trabalho ou demonstrar o seu desagrado sempre que sentir que lhe estão a dar demasiados projetos. Seja capaz de explicar que este excesso de tarefas pode acabar por comprometer a qualidade do seu trabalho e o seu próprio bem-estar. Aprender a dizer não é fundamental.

 

[Leia também: Problemas no quarto? Eis 5 formas de melhorar a sua confiança sexual]

 

Mais Recentes

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 6 minutos

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 19 minutos

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 25 minutos

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 48 minutos

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 51 minutos

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 1 hora

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 1 hora

Zona: cerca de 63 mil portugueses foram diagnosticados com a doença no último ano

há 2 horas

Cartão de Cidadão: esclareça todas as dúvidas e saiba como renovar, levantar, cancelar ou ativar

há 2 horas

Se está reformado esta noticia interessa-lhe e muito: sabe se os seus descontos estão certos? Verifique aqui

há 2 horas

Da China a Portugal: esta palavra é universal, sendo compreendida em todo o mundo

há 2 horas

Já ouviu falar em “deepfake” ou em “woke”? Conheça as palavras inglesas que marcam a história dos últimos 90 anos

há 3 horas

Celebre Um Natal Inesquecível Com as Sugestões Da Chicco

há 3 horas

Gostava de fazer algumas perguntas ao Papa? Basta enviar para o Vaticano que Francisco responde na nova revista mensal

há 3 horas

Escola Nacional de Saúde Pública lança Knowledge Center e Rede Portuguesa de Ciência da Implementação

há 3 horas

VIH: Portugal registou 120 novos casos em 2023

há 3 horas

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 2 dias

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 2 dias

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 2 dias

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.