Partilhar

A vida depois de um cargo de liderança

O que se segue quando o titular de um cargo de liderança chega à reforma?

7 Dezembro 2020
Forever Young

Muitas pessoas ocupam cargos de liderança em empresas. Além dos mais óbvios – os presidentes – existem diretores de departamentos, chefes de equipas, pessoas que ao longo de uma vida se habituaram a lidar com um elevado grau de responsabilidade no seu trabalho e no trabalho de outros e que, a determinada altura, chegam à reforma e têm uma total rutura com a realidade que sempre conheceram.

Quando esta responsabilidade termina, quais os passos que se seguem? Fará sentido às empresas manter a ligação a estas pessoas durante mais algum tempo, aproveitando o expertise adquirido e assegurando um período de transição para todos, ou será melhor solução que o profissional abandone por completo a organização e inicie um novo trajeto noutra direção?

A revista “Fortune” abordou este tema e sublinha que é bastante frequente que os CEO, por exemplo, assumam novos papéis executivos ou lugares na administração das empresas que antes lideraram. Aconteceu, no ano passado, com grandes empresas como a Constellation Brands, a Intuit, a Kimberley-Clark ou a Pfizer. Aconteceu muito recentemente, em março, com a DuPont, e está a acontecer em abril, com a saída de Ginni Rometty, até agora CEO da IBM.

A mesma publicação lembra que garantir uma transição sem percalços é de extrema importância, especialmente numa altura em que a saída de CEO apresenta níveis recorde: no passado mês de janeiro, a Challenger Gray & Christmas registou 160 casos, tanto no setor privado como no público, só nos Estados Unidos da América. Trata-se de um salto de 37% em relação a dezembro de 2019.

Charles Elson, especialista da Universidade de Delaware, explica que, atualmente, um chairman executivo é, na verdade, o CEO da empresa. O CEO, por seu turno, é o Chief Operating Officer, pelo que a sua mudança para um cargo executivo não significa obrigatoriamente que exista um novo responsável pelos destinos da organização.

«É uma má ideia», resume o especialista. Citado pela “Fortune”, explica que «um bom CEO reconhece que não é justo para a nova pessoa». Marc Feigen, consultor que aconselha empresas em matéria de sucessão, concorda: «Não é uma prática que eu aprove. (…) Quando Barack Obama entra na sua primeira reunião de gabinete, não deve ver George W. Bush lá sentado.»

Noel Tichy, professor na Ross School of Business da Universidade de Michigan, acrescenta que é «uma ideia estúpida». Segundo o docente, esta prática envolve um conjunto de fatores psicológicos que pode atrapalhar mais do que ajudar. «Talvez o novo CEO deva o seu trabalho ao predecessor. Ou talvez o novo CEO não suporte o anterior. Talvez o antigo CEO tenha trazido todos os outros diretores para a administração, contando com a sua lealdade. Isto coloca obstáculos ao trabalho do novo CEO», explica.

Resumidamente, continuar na empresa depois de deixar o cargo pode fazer com que o novo responsável não se sinta à vontade para questionar decisões mais antigas ou alterar o caminho traçado.

Um estudo da Universidade de Georgetown mostra que, a menos que o CEO de saída seja um dos fundadores da companhia, as empresas cujos ex-CEO permanecem na administração sofrem perdas na bolsa nos dois anos após a mudança. O mesmo estudo indica, porém, que esta prática poderá começar a cair em desuso. Algumas das maiores empresas do outro lado do Atlântico (com receita superior a 20 mil milhões de dólares), requerem explicitamente que o CEO deixe também a administração.

 

Mais Recentes

Pode um casamento provocar depressão? Estes são os sinais a que deve estar atento

há 9 horas

Implemente estes 9 hábitos diariamente e sinta a saúde do seu cérebro melhorar

há 9 horas

Mais do que um luxo, viajar é (para muitos) uma necessidade: descubra os 6 benefícios de fazer as malas e partir

há 10 horas

Já é conhecido o vencedor do Turismo Sustentável de 2024: venha conhecê-lo

há 12 horas

Mommy Makeover: «Um caminho para recuperar o contorno corporal e a autoestima, ajudando as mulheres, e mães, a sentirem-se mais confiantes com o seu corpo», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 12 horas

Apetece-lhe um hambúrguer para o almoço? Há um novo restaurante que pode ser uma opção

há 14 horas

Está a ser difícil concertar-se no trabalho? Calma, siga estas dicas e não desespere

há 14 horas

Sabia que os batimentos cardíaco podem influenciar a sua longevidade? Descubra aqui de que forma

há 14 horas

Portugal eleito o Melhor Destino de Enoturismo do Mundo

há 15 horas

Óbito: Morreu Liz Hatton, a fotógrafa que impressionou Kate Middleton

há 15 horas

Óbito: Morreu a atriz mexicana Silvia Pinal

há 15 horas

Como manter-se saudável aos 50 anos com dicas essenciais para o bem-estar

há 15 horas

Envelhecer com saúde: «A prevenção otimiza a capacidade funcional, melhora a qualidade de vida e preserva a autonomia do idoso», Sofia Carvalho Pinto, médica Especialista em Medicina Preventiva e Funcional

há 15 horas

Centros de saúde privados vão ter a possibilidade de recusar inscrever utentes que venham do Serviço Nacional de Saúde

há 17 horas

E se existisse um “terceiro estado” entre a vida e a morte? Pesquisa cientifica afirma que tal é verdade

há 17 horas

Sarampo: casos de sarampo aumentam mais de 200%

há 17 horas

Técnica “dos três”: aprenda como rejuvenescer sem recurso ao bisturi

há 1 dia

Lei da atração: descubra de que forma o pode ajudar a ter sucesso

há 1 dia

Usa óculos? Venha descobrir as lentes dinâmicas que se adaptam ao seu estilo de vida

há 1 dia

Se gosta de tamboril vai ter um desgosto: a pesca desta iguaria vai ser proibida

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.