OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ’ é o primeiro filme de animação português em stop motion e chega aos cinemas a 22 de junho, com as vozes de Victória Guerra, Ana Sofia Martins, Nuno Lopes, e outros grandes atores. Esta é a primeira longa-metragem do realizador Nuno Beato, que se inspirou nas figuras de barro da ceramista Rosa Ramalho e na paisagem transmontana para dar vida à narrativa, que segue o processo de reencontro da personagem principal com as suas origens.
Com banda sonora dos Gaiteiros de Lisboa, baseada nos cantos tradicionais transmontanos, ‘OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ’ desenrola-se numa aldeia imaginária, em Vale do Sarronco, Trás-os-Montes. Rosa (Victória Guerra) é uma profissional de sucesso, uma jovem mulher urbana, que vive uma vida agitada em busca da gratificação social que o dinheiro e a cidade parecem trazer-lhe. A morte súbita do avô que a criou e o sentimento de não ter devolvido esse amor levam-na de volta ao interior do país.
Graças a uma série de cartas e pistas que o seu avô lhe deixou, a protagonista de ‘OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ’ irá dedicar-se a uma tarefa que a irá ajudar a fazer as pazes consigo mesma e com os outros, enquanto repara os erros passados do seu avô.
O projeto de Nuno Beato nasceu em 2014, e encontra as suas bases estéticas no mais profundo da cultura portuguesa. O realizador ‘pretende criar uma identificação com um modo de vida que tantas vezes nos consome’, num filme que faz a distinção entre a vida na cidade e o meio rural, abordando a forma como nos relacionamos com o outro. ‘OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ’ é uma história que traz à tona as contingências do dia-a-dia, que nos distanciam da necessidade intrínseca de vivermos ligados à comunidade e aos que nos são mais queridos.
Em ‘OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ’ a caracterização dos meios urbano e rural distingue-se pelo uso de diferentes técnicas gráficas de animação, que dão corpo ao universo do filme: para a cidade a animação tradicional; para o campo o stop motion, aliado à animação de volumes. Nesta técnica única, por cada segundo de filmagem são precisas 12 fotografias de cena para criar a ilusão de movimento.
Com argumento de Possidónio Cachapa e Cristina Pinheiro, ‘OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ’ conta ainda no elenco com as vozes de António Durães, Celso Bugalho, Joana Brandão, João Tempera, Martim Balsa e Óscar Branco.
‘OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ’ teve a sua estreia mundial, em 2022, no Annecy Festival Internacional de Cinema de Animação. O filme foi nomeado para a 36ª edição dos Prémios Goya na categoria de Melhor Filme de Animação, e passou pelo Monstra – Festival de Animação de Lisboa, em março, onde arrecadou o Prémio Especial do Júri, depois de receber vários prémios e distinções em diversos festivais nacionais e internacionais.
Distribuído pela NOS Audiovisuais, ‘OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ’ é uma coprodução da Sardinha em Lata, produtora de animação portuguesa, com França e Espanha. Um filme para todas as idades e gerações, e uma oportunidade única para uma ida ao cinema em família.