Excesso de histamina
A histamina tem um papel importante na modulação do sistema imunológico e na regulação de reações alérgicas e inflamatórias. É uma substância química produzida pelo corpo, também presente em alimentos, e quando em excesso pode levar à intolerância à histamina.
Caso esteja com diarreia, cólicas estomacais, dor, dificuldade para respirar, urticária, rubor, coceira, problemas de pressão arterial e dores de cabeça, verifique se a sua dieta tem alto teor de histamina, presente em frutas cítricas, mamão papaia, morango, abacaxi, beringela, amendoim, tomate, espinafre, soja, lentilha, chá verde, chocolate, cacau, peixes, crustáceos, clara de ovo e carne de porco.
Demasiados suplementos
O excesso de certas vitaminas pode ser prejudicial à sua saúde. Por exemplo, uma quantidade de vitamina C acima do recomendado pode causar problemas digestivos, como cólicas estomacais e náuseas.
Demasiados vegetais
Embora as recomendações sejam para uma dieta rica em vegetais, pessoas que sofrem a Síndrome do Intestino Irritável podem passar mal se exagerarem em alimentos como brócolos e repolho devido à quantidade de fibra nos vegetais.
Beber apenas água engarrafada
Consumir apenas água engarrafada pode ter um efeito prejudicial no corpo porque algumas garrafas de plástico contêm substâncias químicas nocivas. Especialistas recomendam beber água filtrada.
Cortar todas as gorduras
Comer alimentos gordurosos em excesso faz mal à saúde. Mas consumir tipos saudáveis de gorduras – encontrada em alimentos como nozes, sementes, abacate e azeite – pode ajudar a manter a saúde porque aumenta os níveis de energia e ajuda na absorção de vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K.
Escovar demais os dentes
Escovar os dentes três vezes ao dia é aconselhado para manter uma boa higiene bucal. Como é abrasiva para os dentes, pode tornar-se prejudicial se for feita com muita força ou durante muito tempo.
Demasiado exercício
A atividade física é um dos pilares da saúde e bem-estar. Mas o corpo precisa de descansar para recuperar após o exercício, e se exagerar, pode acabar por se magoar.