Existem mais de 1 milhão de espécies animais em todo o mundo.
Entre os diversos animais existentes, alguns destacam-se pela capacidade de produzir sons significantemente altos, seja pelo uso de cordas vocais ou utilizando partes do seu corpo, como as cigarras. Eles são geralmente produzidos na comunicação entre indivíduos da mesma espécie para, por exemplo, atrair parceiros sexuais, informar de um perigo potencial ou em disputas.
Alguns exemplos de “animais barulhentos”
Rã-touro-gigante (Lithobates catesbeianus): 80 decibéis
Foca-elefante-do-norte (Mirounga angustirostris): 100 decibéis
Elefante (Elephas maximus e Loxodonta africana): 95 decibéis
Hiena (Crocuta crocuta): 70 decibéis
Qual é o animal mais barulhento do mundo?
O bugio (G´gnero Alouatta) é considerado o animal terrestre mais barulhento do nosso planeta, atingindo 99 decibéis ao vocalizar.
Apesar desse número considerável, esse animal não é capaz de vencer um pequeno invertebrado, denominado Micronecta scholtzi.
Esse espécie de percevejo aquático, de apenas dois milímetros de comprimento, é capaz de emitir sons próximos dos 100 decibéis (algo semelhante à sensação auditiva que temos ao assistirmos a uma orquestra sinfónica, na primeira fila do auditório).
Emite o som não pelo uso de cordas vocais, mas a partir da fricção de seu pénis sobre o abdómen, em um fenómeno denominado estridulação.
O som é emitido pelo macho com o intuito de atrair fêmeas para reprodução!