O Alentejo foi destacado como um dos melhores destinos vínicos do mundo. A distinção, resultado de uma análise feita com base na avaliação de 200 referências de vinhos presentes no maior site de avaliações do mundo – o Vivino –, atribuiu à região Alentejana a 12ª posição.
O estudo da responsabilidade da agência de viagens londrina CV Villas, concedeu o primeiro lugar a Champagne, em França, seguido por Côtes de Provence e Napa Valley nos EUA.
“Parabéns Alentejo, parabéns aos nossos produtores, parabéns a todos os alentejanos. Estamos e somos muito orgulhosos do trabalho que temos vindo a desenvolver, dos sabores e, claro, das experiências que proporcionamos, porque beber vinho é também uma experiência emocional e temos esse fator em consideração na arte de bem servir e de bem receber. Ao Alentejo, quem vem, quer voltar!”, assinala Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
O estudo foi motivado pela crescente procura, no Google, por “‘wine holiday” e “vineyard tours”, expressões que, no último ano, registaram um aumento de pesquisas de 22% e 50% respetivamente. Assim, a CV Villas decidiu analisar aqueles que poderão ser os melhores lugares a sugerir aos apreciadores de bons néctares e de enoturismo, analisando dados de 200 dos principais vinhos do Vivino – a maior plataforma mundial de avaliações vínicas –, classificando-os por região e totalizando as classificações de modo a obter uma pontuação total. Depois de ordenadas do maior para o menor, conseguiram revelar os locais onde os turistas podem degustar vinho de melhor qualidade.
Esta já não é a primeira distinção equivalente. Recorde-se que, já em 2022, o Alentejo foi destacado pelo jornal nova-iorquino The New York Times como um dos 52 destinos a visitar por viajantes que queiram ser parte da solução para problemas como as alterações climáticas. A implementação, na região, do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) motivou a distinção em 7ª posição na lista publicada.