<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Retiros com exorcista em Fátima? Sim, mas Diocese de Leiria demarca-se deste evento

16 Junho 2023
Forever Young

Saiba mais

A diocese de Leiria-Fátima demarcou-se hoje de qualquer ligação à organização dos retiros mensais “Cura e Libertação”, numa unidade hoteleira de Fátima, com a participação de Salvatore Micalef, que se apresenta como bispo e exorcista do Vaticano, avança a Lusa.

Em comunicado assinado pelo padre Jorge Guarda, vigário-geral da diocese de Leiria-Fátima, é afirmado que os retiros são, ainda, protagonizados por “um alegado seminarista amigo do Papa, de nome Francisco Marques”.

Este jovem, segundo a diocese, “não é seminarista em nenhum Seminário, nem de Portugal nem da diocese de Roma” e fotos em que aparece ao lado do Papa, “além de antigas, resultam de encontros acidentais com o Santo Padre, em audiências gerais, e não podem servir para credibilizar uma atividade que não está em comunhão com a Igreja”.

Quanto a Salvatore Micalef, a diocese de Leiria-Fátima adianta que foi “ordenado padre e bispo sem o mandato do Santo Padre”, pelo que “não está em comunhão com a Sé Apostólica”.

Assim, a diocese liderada pelo bispo José Ornelas, também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, “a diocese demarca-se claramente destes retiros, realizados fora da comunhão eclesial e informa que (…) já reportou o caso às autoridades da Santa Sé”.

Francisco Marques rejeitou as acusações em declarações à agência Lusa, afirmando que “é mentira” o que alega a diocese de Leiria-Fátima, assegurando que é seminarista e que o seu “percurso de discernimento” está a ser acompanhado pelo Papa.

“Foi o Papa que me procurou, depois de ler o meu livro Da Superstição à Devoção, e sabe a apoia estes retiros”, acrescentou Francisco Marques, que, na sua página no Facebook, tem um ‘post’ de 06 de maio, em que afirma ter falado com o Papa às 18:30 desse dia, sobre os retiros organizados em Fátima “e em particular sobre a inveja que estes eventos têm suscitado em Portugal”.

“Deixei-lhe também os documentos explicativos em relação ao que fazemos. A sua mensagem é simples, mas direta: ‘Francisco, não te preocupes, continua em frente!’”, acrescenta a mensagem no Facebook.

Por outro, quanto à denúncia de que Salvatore Micalef foi “ordenado padre e bispo sem o mandato do Santo Padre”, pelo que “não está em comunhão com a Sé Apostólica”, Francisco Marques afirmou que “os advogados do bispo já enviaram uma carta à diocese a ameaçar colocá-la em tribunal se disserem que o bispo é falso”.

O primeiro retiro em Fátima realizou-se em maio e estão já marcados encontros mensais até dezembro.

Mais Recentes

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 10 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 10 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 10 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 11 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 11 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 11 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 12 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 12 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 12 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 13 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 13 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 13 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 14 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 14 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 15 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 15 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 16 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 16 horas

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 16 horas

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 17 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.