Todos gostamos de ver as nossas casas limpas e cuidadas. No entanto poucos são aqueles que gostam realmente de arregaçar as mangas e usar o seu tempo para fazer limpezas. É normal. A verdade é que este não é habitualmente um processo muito agradável.
Sendo certo que passar uma manhã a esfregar a banheira ou a lavar o chão da casa pode não parecer um programa de fim-de-semana interessante, é sem dúvida algo importante que merece a sua atenção. Quanto mais regular for a sua rotina de limpeza menos doloroso será todo o processo.
[Leia também: Da garganta irritada às limpezas: Vinagre de Sidra e os seus usos (surpreendentes)]
Adicionalmente existem sempre alguns truques e dicas que podem ser aproveitados para agilizar as suas limpezas, garantindo desta forma que não gasta o seu valioso tempo a executar tarefas mundanas, pouco gratificantes.
Eis algumas das estratégias, soluções e ferramentas que deve experimentar utilizar na próxima vez em que decidir aprumar um pouco mais o seu lar.
- Limpar os estores interiores com uma meia
Provavelmente já deve ter percebido que um simples pano ou “apanha-pó” não é suficiente para eliminar toda a sujidade existente nas tiras dos seus estores interiores (estilo veneziano). Uma excelente forma de conseguir remover todo o pó existe entre as lamelas é aproveitar uma meia que já não use. Vista-a na sua mão e passe-a sobre os estores eliminado toda a sujidade com máximo controlo.
- Apanhar o pelo do animal com uma simples luva de borracha
Quem tem animais de estimação sabe que os rolos anti-pelos podem ser uma boa ajuda para ir limpando os seus sofás e roupas. No entanto por vezes pode ser necessária uma maior precisão de movimentos para retirar certos pelos (ou cabelos) de uma determinada superfície. Experimente calçar uma luva de plástico e comece a criar fricção. Verifique que os pelos vão colar-se ao plástico.
- Refresque as suas carpetes com bicarbonato de sódio
Mandar limpar profissionalmente uma carpete pode representar uma enorme despesa. Felizmente existe uma solução alternativa que promete igualmente deixar este tipo de superfícies a brilhar e a cheirar bem. Tudo o que precisa de fazer é aplicar um pouco de bicarbonato de sódio sob estes tecidos, aguardar uma hora, e depois aspirar a carpete.
- Limpar o chuveiro com sumo de lima
A gordura e sujidade que se acumula nos azulejos é um dos problemas mais chatos de se resolver. No entanto nem sempre é necessário usar produtos químicos para limpar eficazmente estas superfícies. Em alternativa experimente utilizar um pouco de sumo de lima. A acidez deste tipo de fruta é suficiente para eliminar grande parte da gordura que se acumula na casa de banho.
- Utilize lixivia em gel para eliminar o bolor
Infelizmente é bastante comum verificar que o bolor se começa a acumular em casas-de-banho mais húmidas e menos ventiladas. Os cantos das paredes, das banheiras e dos azulejos parecem ser as zonas mais afetadas. A aplicação de lixivia em gel é particularmente eficaz para resolver estas situações. Comece por aplicar nos azulejos mais em cima e deixe escorrer lentamente.
- Coloque um pouco de sal nas suas loiças antes de as lavar
Ao invés de deixar simplesmente os seus pratos sujos acumularem-se no lavatório durante a noite, experimente aplicar um pouco de sal nos mesmos antes de se ir deitar. O sódio vai absorver a gordura e facilitar a lavagem na manhã seguinte.
- Passe as suas plantas por água no chuveiro
Tal como qualquer outro elemento da sua casa, também as suas plantas podem acumular pó e sujidade. No entanto as suas formas habitualmente irregulares podem dificultar a limpeza. Ao invés de as deixar sem cuidado, pode por vezes simplesmente passar as mesmas por água com a ajuda da cabeça do seu chuveiro, eliminando desta forma a sujidade tanto das folhas como dos vasos.
- Limpe os vidros quando não estiver tanto sol
Sempre que limpa os vidros das suas janelas irrita-se com o facto de persistirem algumas machas e marcas esbranquiçadas. Ora, ao invés de procurar mudar radicalmente a sua escolha de produtos, experimente começar a limpar este tipo de superfície num diferente horário, mais matinal ou noturno. A verdade é que a intensidade do sol pode fomentar o aparecimento deste tipo de manchas, interferindo com a eficácia do líquido de limpeza.
- Remova ferrugem com refrigerantes
Se identificar o aparecimento de algum tipo mais leve de ferrugem nos equipamentos do seu lavatório, na cozinha ou casa de banho, experimente solicitar a “ajuda” de uma lata de coca-cola para resolver o problema. A ferrugem que se acumula na maior parte dos equipamentos cromados pode ser facilmente retirada com um pano encharcado com este tipo de refrigerante.
- Desodorize as suas tubagens com sabonete e água
Para remover e solucionar o odor desagradável emitido pelas tubagens e canalizações nem sempre é necessário chamar um profissional. Por vezes a forma mais simples e eficaz de resolver a situação é aplicar algumas gotas de líquido detergente no ralo e de seguida entornar um litro e meio de água bastante quente pelo cano.
[Leia também: 5 erros que todos cometemos na limpeza da casa]