Abraçando a sustentabilidade como um dos principais focos da sua ação – tendo por guia as encíclicas do Papa Francisco Laudato Si’ e Fratelli Tutti, que convocam para o cuidado com a nossa Casa Comum – e procurando sensibilizar para o consumo e utilização responsáveis dos bens, a JMJ Lisboa 2023 e o Banco Alimentar vão promover uma campanha de sensibilização para o desperdício alimentar dirigida aos jovens de todo o mundo que participam no encontro.
Com o mote “Não desperdice: Partilhe!” (“Don’t waste: Share!”), a campanha pretende chamar a atenção, de forma ativa, para uma questão que só poderá ser minorada com a vontade de todos. Neste sentido, apela aos peregrinos para que coloquem todos os alimentos que não sejam consumidos, desde que embalados, em caixas especificamente concebidas para o efeito. Estes serão, de seguida, recolhidos pelo Banco Alimentar, devidamente verificados para garantir a segurança alimentar, e encaminhados para pessoas com carências alimentares comprovadas.
O desperdício alimentar é uma realidade com valores tão elevados que surpreendem e chocam qualquer pessoa: todos os anos, um terço da produção alimentar é desperdiçada no mundo, segundo os dados da Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A realidade do desperdício é um contrassenso do ponto de vista económico, ambiental e social e tem merecido a atenção de muitos agentes de vários setores.
Mobilizando jovens de todo o mundo, a JMJ Lisboa 2023 é uma boa oportunidade para sensibilizar de forma construtiva, para que todos se unam neste encontro agregador e possam aceder a ideias e sugestões para contrariar o desperdício alimentar.