Partilhar

Acha que os gatos têm personalidade? Pois bem, conheça os principais fatores que a podem influenciar

Isto pode ajudar a explicar porque o seu animal de estimação é mais ou menos simpático

10 Agosto 2023
Sandra M. Pinto

Vamos ser sinceros: os gatos têm a reputação de serem pouco simpáticos. Estes felinos são conhecidos pela sua independência e autonomia, ao contrário dos cães – mais conhecidos pelo seu constante desejo de atenção.

No entanto, tal como nos humanos, a personalidade destes animais pode variar muito. Alguns são mais agressivos, outros mais receosos ou ansiosos. Estes detalhes influenciam não apenas a sua saúde mental, mas também a física. Gatos mais medrosos tendem a ter uma função imunitária mais baixa, que contribui para o aparecimento de certas doenças. Já os gatos mais corajosos tendem a acumular um maior risco de infeções devido ao contacto mais agressivo com outros animais.

Recentemente uma equipa de investigadores procurou aprofundar o conhecimento que possuímos sobre a personalidade destes felinos. Através de uma análise exaustiva de dezenas de estudos realizados nos últimos 30 anos, procurou-se identificar alguns dos fatores que mais contribuem para a formação da personalidade dos gatos domésticos.

Eis algumas das principais conclusões.

  1. Socialização no começo da vida

A fase inicial de socialização de um gatinho varia entre as 2-12 semanas de vida. Este é considerado um período essencial para o desenvolver de um gato saudável, amigável e sociável. Estes traços de personalidade parecem ficar definidos pelo até o final dos primeiros dois anos, no entanto não se compreende ainda exatamente se estes efeitos se mantêm intactos ao longo de toda a vida adulta do animal ou se existe alguma modificação.

  1. Diferenças de raças

As diferentes raças existentes podem ajudar a prever o tipo de temperamento do animal. Este é um dos fatores mais determinantes, sendo transmitido de forma hereditária. Uma das raças em particular – British Shorthair – é bastante conhecida por ser pouco sociável, muito inativa e pouco agressiva. Um animal de companhia perfeito para qualquer indivíduo mais introvertido.

  1. Gene recetor da oxitocina

Este é um dos genes mais responsáveis pela conexão que se estabelece entre um humano e um cão, sendo igualmente capaz de prever a o estilo social de um gato. Um tipo particular de polimorfismo tem sido associado a um comportamento mais rebelde e agressivo nos gatos, caracterizando-se por atitudes mais “dominantes, irritáveis.

  1. Herança paternal

Uma série de estudos parecem indicar que existe uma ligação bastante direta entre a personalidade dos pais e filhos. Mesmo sem qualquer tipo de socialização na infância um estudo conclui que os gatos pequenos que tinham pais mais amigáveis para os seres humanos, acabavam também eles por aceitar a presença dos seres humanos.

  1. Atividade neurológica

Os gatos apresentam dois tipos distintos de atividade agressiva, dependendo da ativação de algumas áreas do hipotálamo. Por um lado, temos um estilo de “agressividade defensiva” que se caracteriza por certos tipos de vocalizações e posturas em resposta a uma qualquer provocação. Por outro, uma “agressividade predatória” que se reflete em ataques surpresa e silenciosos. Os mecanismos neuronais que regulam outros tipos de expressões de personalidade são, no entanto, ainda pouco conhecidos.

 

 

 

 

Mais Recentes

Está com dúvidas sobre onde ir almoçar hoje? Se é fã da gastronomia italiana este restaurante pode bem ser uma boa opção

há 25 minutos

Cancro do cólon: estudo reforça que «alimentos ultra processados ​​promovem o risco de se ter a doença»

há 38 minutos

Uma dúvida recorrente que importa esclarecer: detergente líquido ou em pó, qual é o melhor?

há 58 minutos

A partir de hoje estes signos vão receber (muito) dinheiro, garantem os astros

há 1 hora

Um dos 100 melhores spas do mundo é português

há 1 hora

Se é fumador cuidado: brevemente deixará de o poder fazer nas esplanadas

há 2 horas

Envelhecimento cerebral: cientistas identificam 13 proteínas que podem dar pistas para compreender as doenças neurodegenerativas

há 2 horas

Entrega de presentes em risco: Lapónia cancela o Natal (e este é o motivo)

há 2 horas

Relatório revela as piores e as melhores companhias ferroviárias da Europa: saiba em que lugar está a CP

há 3 horas

Lembra-se de ‘Trainspotting’? Autor avança com sequela e revela o nome da obra que segue a vida das personagens Renton, Spud, Sick Boy e Begbie

há 3 horas

Este é o aeroporto europeu com mais movimento: adivinha onde está localizado?

há 3 horas

Última hora: arqueólogos descobrem túmulo de São Nicolau, a inspiração do “Pai Natal”

há 3 horas

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 19 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 19 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 20 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 21 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 21 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 21 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 21 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.