Partilhar

É utentes do SNS? Se lhe propusessem aceitava entrar num estudo da OCDE?

Pode vir a acontecer

20 Setembro 2023
Forever Young

Cerca de 90.000 utentes dos cuidados de saúde primários vão receber um SMS ou uma carta da Direção-Geral da Saúde, entre hoje e quinta-feira, para participarem num estudo internacional que irá permitir a comparação de diferentes sistemas de saúde, avança a Lusa.

Coordenado pela DGS e desenvolvido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o PaRIS – Estudo Internacional sobre os Resultados e Experiências dos Utentes com os Serviços de Saúde pretende “aferir sobre os resultados e as experiências dos utentes com os serviços de saúde, mais especificamente a nível dos cuidados de saúde primários”, disse hoje à agência Lusa a gestora nacional do projeto, Natália Pereira.

Segundo a enfermeira do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS e ponto focal para a segurança do doente da Organização Mundial da Saúde, o estudo está a ser realizado em vários outros países e irá permitir a comparação de diferentes sistemas de saúde.

Natália Pereira referiu que no passado dia 16 de agosto foi lançado o inquérito principal aos prestadores de cuidados de saúde primários num total de 145 unidades funcionais (Unidades de Saúde familiar modelo A, modelo B e unidade de cuidados de saúde personalizados) e hoje é lançado o inquérito principal aos utentes, selecionados aleatoriamente e que terão de ter mais de 45 anos e ter tido contacto com o centro de saúde nos últimos seis meses.

Os utentes que vão receber o convite para participarem no estudo pertencem às unidades funcionais que já preencheram o inquérito, disse a responsável, explicando que o SMS que irão receber terá um ‘link’ para o questionário que é constituído por perguntas relativas à experiência vivenciada no contacto com o centro de saúde e os resultados mais valorizados pelos utentes, sendo confidencial e anónimo.

“Não existe qualquer possibilidade de fazermos a interligação entre o utente e, por exemplo, o médico de família ou a sua unidade de saúde”, assegurou Natália Pereira, frisando que “o utente pode e deve a participar neste estudo porque, na verdade, é uma forma de dar voz aos utentes” e melhorar os serviços de saúde.

Segundo Natália Pereira, a recolha destes dados terá de ser feita até ao final de outubro de 2023, havendo depois um relatório preliminar até final do ano, porque em janeiro de 2024 decorrerá uma reunião para partilha e divulgação destes dados.

A gestora do projeto apelou à participação dos utentes no estudo que tem como “objetivo principal” incentivar os sistemas de saúde a tornarem-se mais centrados nas pessoas.

“Este é o nosso grande lema: cuidados de saúde cada vez mais centrados nas pessoas. E daí nós querermos ouvir os utentes”, disse Natália Pereira, sublinhando que o objetivo será adotar medidas de melhoria do sistema de saúde.

Iniciativa da OCDE, o PaRIS pretende monitorizar o estado da relação da população com o sistema de saúde, através da comparação internacional com cerca de 20 países participantes do estudo, identificando áreas de melhoria e estratégias que permitam evoluir na qualidade e segurança dos cuidados prestados à população portuguesa.

A implementação do PaRIS é assegurada, não só pela DGS, mas também pela Administração Central do Sistema de Saúde, pelas Administrações Regionais de Saúde, pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e pela Escola Nacional de Saúde Pública, havendo também um grupo consultivo com representantes das ordens profissionais, associações, ligas e personalidades de reconhecido mérito científico na área.

Mais Recentes

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 2 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 3 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 3 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 3 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 4 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 4 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 5 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 5 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 5 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 6 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 6 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 6 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 6 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 8 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 8 horas

Seis erros comuns na escolha de probióticos (e como evitá-los)

há 9 horas

Hoje, o universo tem uma mensagem importante para estes 4 signos

há 9 horas

easyJet celebra aniversáriocom descontos especiais

há 10 horas

Mais de 4 mil euros: é o que esta agência espacial vai pagar a quem aceitar ficar 10 dias na cama

há 10 horas

Pombos-correio para o marketing? A E-goi lança o Pidgital

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.