<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

«História de Portugal de Cor e Salteada» pela mão de Maria João Lopo de Carvalho

20 Setembro 2023
Sandra M. Pinto

Um livro cheio de humor

A LeYa/Lua de Papel publica, na próxima terça-feira, História de Portugal de Cor e Salteada, de Maria João Lopo de Carvalho. O novo livro da conhecida autora de Marquesa de Alorna será apresentado por Miguel Guilherme no dia 26 de setembro, pelas 18h30, no El Corte Inglés de Lisboa.

Autora de uma vasta obra que já vendeu mais de 100 mil exemplares e da qual se destacam os grandes romances histórico, Maria João Lopo de Carvalho surpreende ao brindar-nos agora com os acontecimentos-chave que fizeram de Portugal o país com as fronteiras mais antigas da Europa.

Maria João Lopo d21e Carvalho passa célere da pré-história aos fenícios, destes aos romanos, até chegar aos árabes. Leva-nos de caravela à descoberta do mundo, relembra Alcácer Quibir, narra o fim do império. Ela própria se junta à festa, e não poupa um ou outro açoite, sobretudo aos espanhóis. Quanto a nós, deixámo-nos de pancadarias e, como até na Revolução dos Cravos se viu, tornámo-nos portugueses mais ou menos suaves.

Versão plena de humor e ironia, mas rigorosa também, História de Portugal de Cor e Salteada não perde tempo com datas maçudas ou dinastias completas. Da antiguidade aos nossos dias só com as partes sumarentas, fica-nos o crème de la crème, estrangeirismo que nos deixaram os franceses, mas aqui regado com picante nacional, herdeiro talvez das expedições à Índia.

Maria João Lopo de Carvalho licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa. Foi professora de Português e de Inglês, criou a primeira escola de Inglês para os mais novos e trabalhou como copywriter em publicidade. Passou ainda pelas áreas de Educação e Cultura na Câmara Municipal de Lisboa. Tem mais de setenta títulos editados, entre romances, livros de crónicas, manuais escolares – com a chancela do Instituto Camões – e livros infanto-juvenis, a maior parte deles no Plano Nacional de Leitura. É presença regular na comunicação social e percorre todos os anos as escolas do Norte ao Sul do país, incentivando o gosto pela leitura a crianças e adolescentes. Escreveu cinco romances históricos: Marquesa de Alorna (2011), que está atualmente a ser desenvolvido para televisão, Padeira de Aljubarrota (2013), Até que o Amor me Mate (2016), O Fado da Severa (2018) e O Bisavô (2020).

 

Mais Recentes

Dia Mundial da Esofagite Eosinofílica: «Doença crónica afeta funções vitais como comer e beber», Armando Peixoto, gastrenterologista

há 40 segundos

Entrevista: «Cancro do esófago é um tumor maligno que corresponde ao 7.º cancro mais frequente a nível mundial, Anabela G Barros, oncologista

há 21 minutos

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 16 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 16 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 16 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 17 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 17 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 17 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 18 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 18 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 18 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 18 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 19 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 19 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 19 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 20 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 20 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 21 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 21 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.