Partilhar

É funcionário público? Atenção: Governo vai rever pagamento das horas extra

Governo vai rever o pagamento das horas extraordinárias na administração pública

27 Setembro 2023
Forever Young

O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) afirmou hoje que o Governo vai rever o pagamento das horas extraordinárias na administração pública e manifestou esperança de que a proposta de aumentos salariais seja melhorada durante a negociação, avança a Lusa.

“O trabalho suplementar vai ser revisto no sentido de melhorar as condições. Temos o pagamento do trabalho suplementar ainda com aquilo que foi o condicionamento do tempo da ‘troika'”, disse aos jornalistas a presidente do STE, Helena Rodrigues, à saída de uma reunião com a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e com a secretária de Estado da Administração Pública, Inês Ramires, em Lisboa.

Questionada sobre se a ideia é aplicar a regra prevista desde maio no Código do Trabalho, de aumentar o valor das horas extraordinárias a partir da 100.ª hora, Helena Rodrigues respondeu não saber ainda qual a intenção do Governo.

“Sabemos que essa atualização vai acontecer, que nós o pedimos e que nos foi dito que sim, que vai acontecer. Vamos ver em que moldes vem a proposta”, disse a líder sindical, indicando que na próxima reunião, agendada para 04 de outubro, serão discutidas “matérias com incidência orçamental”.

Sobre a proposta de aumentos salariais de cerca de 52 euros com um mínimo de 2% apresentada pelo Governo, Helena Rodrigues disse ter “esperança” de que o executivo possa ir mais longe daquilo que está no acordo assinado em outubro, uma vez que o STE propõe uma atualização remuneratória de pelo menos 5% no próximo ano.

“O Governo reiterou a ideia de cumprir o acordo e nós dizemos que temos um processo negocial para fazer e não esperávamos que no primeiro econtro que o Governo viesse dizer que concordava já com as nossas propostas. Estamos num processo negocial, vamos fazer esse caminho”, realçou.

“Aquilo que dizemos é que se dêm outros passos”, salientou Helena Rodrigues, referindo que em 2024 o salário mínimo será atualizado bem como “as remunerações das categorias mais baixas”, pelo que se não for feita uma atualização para as categorias superiores “um dia estaremos todos a ganhar menos”.

Sobre a atualização do subsídio de alimentação, que o STE quer ver aumentado de seis para 7,5 euros, Helena Rodrigues indicou que o Governo pretende atualizar para o valor que será fixado na portaria das condições de trabalho para os administrativos.

O Governo propôs um aumento salarial de cerca de 52 euros ou 2% em 2024 para os trabalhadores da administração pública, mantendo assim os valores que estavam previstos no acordo assinado há um ano, segundo os sindicatos.

A negociação salarial para 2024 dos trabalhadores da administração pública arrancou hoje, mas as estruturas sindicais exigem aumentos superiores aos que estão previstos no acordo assinado entre as estruturas sindicais da UGT, a Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE).

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 14 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 14 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 14 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 14 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 14 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 15 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 15 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 16 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 16 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 17 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 18 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 18 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 18 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 18 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 19 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 20 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 20 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 21 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 22 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.