Partilhar

Tem filhos ou netos na escola? Saiba que mais de cinco mil professores já apresentaram baixa

De acordo com a tutela, os casos acontecem um pouco por todo o país, notando-se uma ligeira incidência no norte.

2 Outubro 2023
Forever Young

Mais de cinco mil professores apresentaram baixa médica desde que as aulas começaram, há três semanas, segundo dados avançados hoje pelo ministério da Educação, avança a Lusa.

No dia em que o gabinete do Ministério da Educação inicia negociações com os sindicatos para apresentar um novo regime jurídico de habilitação profissional dos docentes, com o intuito de combater a falta de professores, fonte do ministério revelou que as escolas têm mais de cinco mil pedidos de substituição por baixa médica desde a abertura do ano letivo.

De acordo com a tutela, os casos acontecem um pouco por todo o país, notando-se uma ligeira incidência no norte.

Já a falta geral de professores, um dos maiores problemas com que lidam diariamente muitas escolas, nota-se mais na zona de Lisboa e no sul do país.

No inicio do ano, uma estimativa feita pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof) apontava para cerca de 80 mil alunos sem professores a pelo menos uma disciplina, uma situação que a Fenprof alertava que iria agravar-se até ao final do ano devido aos casos de docentes com turmas atribuídas mas que se iriam reformar.

A Fenprof apontava que, entre setembro e dezembro de 2023, iriam reformar-se mais de mil professores, deixando milhares de alunos sem aulas, uma vez que muitas das vagas que vão sendo abertas pelas escolas não têm candidatos.

Hoje, o ME avança com uma ronda negocial para tornar a carreira docente mais atrativa, defendendo que os alunos de mestrado passem a realizar no segundo ano letivo estágios remunerados, que poderão chegar a 1.600 euros brutos mensais, ou seja, o equivalente a um professor no 1.º escalão.

As propostas apresentadas aos sindicatos contam também com um conjunto de medidas a pensar nos docentes com habilitação própria.

Mais Recentes

Óbito: Morreu Rogério Ceitil, o realizador da série “Duarte & C.ª”

há 11 horas

Nem pescada nem salmão: se tem mais de 50 anos este é o peixe rico em ómega 3 recomendado para abril

há 11 horas

Mulher de 106 anos revela o que fez 56 vezes para permanecer jovem e prolongar a vida

há 11 horas

Mercúrio retrógrado: acalme a ansiedade e venha descobrir a data do próximo

há 12 horas

De boca aberta: é assim que está o mundo com esta terapia que faz o cancro desaparecer (em mais de 50% dos doentes)

há 12 horas

Possibilidade de propagação de um vírus grave alarma a Europa: «cuidado com os queijos», alertam

há 12 horas

Cascais recebe a 3ª edição do torneio DECENIO Green

há 13 horas

Perturbação de Stress Pós-Traumático: especialista explica a condição que levou ao suicídio do guarda-costas de David Beckham

há 13 horas

Além de águas mil, abril pode trazer amores do passado para estes 4 signos

há 14 horas

Se quer descobrir se está a envelhecer com problemas faça o teste da perna: só precisa de 10 segundos

há 14 horas

Este ano a Páscoa é em sua casa? Saiba como não ter de se preocupar com nada 

há 16 horas

Se ainda não comprou o folar da Páscoa, saiba quem voltou

há 16 horas

Óbito: Morreu o poeta, crítico e ensaísta português Fernando J.B. Martinho

há 16 horas

Porto acolhe o XXI Congresso Clínicas Espregueira dias 11 e 12 abril

há 16 horas

Companhia aérea lança recolha para apoiar a UNICEF no suporte ao terramoto em Myanmar

há 16 horas

“ÀMesa com…” está de regresso ao ÀCosta by Olivier com duas novas edições repletas de sabor

há 17 horas

Ator de série da Netflix está em estado grave após contrair infecção

há 17 horas

Nem salmão nem cavala: este é o «peixe do futuro» carregado de minerais e vitaminas

há 17 horas

Osteoblastoma: especialista explica o tumor ósseo raro de que padece o cantor Julio Iglesias

há 17 horas

Foi descoberto o segredo da longevidade de algumas pessoas: os seus netos

há 18 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.