<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

A primeira Casa da Cidadania da Língua nasce em Coimbra

4 Outubro 2023
Forever Young

Propondo para 2024 residências artísticas, cursos, exposições e debates, entre outras iniciativas.

A primeira Casa da Cidadania da Língua é inaugurada no dia 12, em Coimbra, no espaço que durante mais de dez anos se chamou Casa da Escrita, propondo para 2024 residências artísticas, cursos, exposições e debates, entre outras iniciativas.

No espaço municipal que durante 13 anos foi a Casa da Escrita, arranca no dia 12 a primeira Casa da Cidadania da Língua, que deverá ter também no futuro instalações em Belo Horizonte e São Paulo, no Brasil, disse à agência Lusa José Manuel Diogo, presidente da Associação Portugal Brasil 200 Anos (APBRA), que irá programar aquela infraestrutura cultural.

Ao longo dos próximos dois anos, o responsável e a restante equipa curatorial propõem-se a desenvolver ciclos de debates, exposições, lançamento de livros, residências artísticas, cursos e outras iniciativas na casa que foi do escritor João José Cochofel.

Na equipa curadora da casa, que José Manuel Diogo integra, estará presente o antigo diretor da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa Carlos Moura-Carvalho, o chefe de Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Rafael Nascimento, a docente do Politécnico de Leiria Célia Sousa, a poeta brasileira Luiza Romão, que venceu o prémio Jabuti 2022, e o gestor cultural brasileiro André Augustus Diaz.

Em declarações à agência Lusa, José Manuel Diogo, com carreira na área da comunicação, afirmou que vê a Casa da Cidadania da Língua como um lugar agregador, onde se possa falar, pensar e discutir coisas, apresentando personalidades relevantes, entre escritores, artistas, políticos e diplomatas, entre outros.

Na segunda-feira, a CMC aprovou o protocolo que prevê que o município suporte até 75 mil euros das despesas anuais na Casa da Cidadania da Língua.

José Manuel Diogo esclareceu que a APBRA não irá receber qualquer valor por parte da CMC, podendo surgir receitas para a associação através de patrocinadores e de outros projetos associados à Casa da Cidadania da Língua.

O responsável referiu que tudo o que for feito na Casa da Cidadania da Língua “tem de ser gratuito”, mas antevê a possibilidade de eventos pagos noutros espaços da cidade, para os quais a APBRA poderá apresentar propostas, nomeadamente exposições de grande dimensão no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova ou concertos no Convento São Francisco.

O presidente da APBRA olha também com muita atenção para a “hipótese de Coimbra poder ter ambição de ter um dos festivais literários de língua portuguesa de referência”, assumindo a vontade de fazer esse festival, apesar de não ser algo que esteja previsto acontecer nos próximos dois anos.

Sobre a possibilidade de se olhar “para outros equipamentos da cidade”, José Manuel Diogo apontou para a Casa-Museu Miguel Torga, equipamento “sem atividade”, considerando que “Miguel Torga é uma marca extraordinária”.

Questionado sobre o que pode ficar para a cidade da programação dos próximos dois anos, o responsável sublinhou que trará “mais empresas, mais investimento, mais reputação e mais visibilidade” para Coimbra.

Questionado sobre as críticas ao protocolo, José Manuel Diogo mostrou-se também aberto a falar com os partidos que criticaram o acordo.

“O que é certo é que este era um espaço municipal que estava aberto e não vinha cá ninguém”, notou, esperando poder fazer “com que essas desconfianças paulatinamente desapareçam”.

Sobre as críticas que apontam para o facto de o presidente da assembleia geral da APBRA ser o ex-reitor da Universidade de Coimbra e irmão do presidente da Câmara, João Gabriel Silva, o responsável referiu que “são injustas”.

Recordando que, enquanto reitor, João Gabriel foi condecorado com a Ordem do Rio Branco pelo Governo brasileiro, o presidente da APBRA aclarou que o ex-reitor “não tem nenhum papel na associação a não ser convocar as assembleias gerais”.

“No dia 12, venham perceber o que pode significar para a cidade esta capacidade de convocar escritores, artistas, políticos e diplomatas”, desafiou José Manuel Diogo.

 

Mais Recentes

Roupa guardada e com perfume irresistível? Sim, é possível: descubra como já de seguida

há 7 minutos

Estudo revela como os portugueses preparam as suas malas para viajar

há 40 minutos

Investigadores portugueses mostram impacto de terapia inovadora no tratamento de doença da visão

há 1 hora

Dados de viagens revelam que os viajantes portugueses não se cansam da Ásia

há 2 horas

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 17 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 17 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 18 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 18 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 18 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 19 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 19 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 19 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 20 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 20 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 20 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 21 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 21 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 22 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 22 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.