O Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital vai estar em Portimão, no próximo dia 10 de outubro, com um programa dedicado ao Turismo.
A sessão terá lugar no Museu de Portimão, entre as 9h00 e as 16h00, e dará voz a iniciativas locais, mas também a projetos emblemáticos que promovem a capacitação digital em Portugal, e que contam com o apoio do INCoDe.2030.
Em paralelo, vão ainda decorrer vários workshops presenciais:
14:30 PTSOC & PSP| Desafios & Boas Práticas de Cibersegurança – dirigido a empresas, organizações e a todos os profissionais. Tem como objetivo contribuir para uma maior consciencialização e capacitação para os temas da Cibersegurança, através da identificação dos principais riscos e ameaças da utilização do ciberespaço no contexto nacional e da partilha de boas práticas e comportamentos seguros na utilização da tecnologia e do digital.
14:30 Apps For Good (apenas para professores) – para professores que lecionem qualquer área disciplinar, do 5º ao 12º anos. Pretende dar aos participantes informação sobre a abordagem pedagógica inovadora do Apps for Good e sobre as dinâmicas que o programa permite: criação de uma ideia, desenho de protótipo de app e a comunicação de uma ideia (pitch).
Durante a manhã, vão ainda decorrer dois workshops destinados a alunos e alunas do ensino básico e secundário:
Engenheiras Por Um Dia
Sobre este programa, que promove, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias (STEM), desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.
Pensamento Computacional
Uma aula promovida pela associação ENSICO que incentiva o pensamento computacional dos jovens através de um caderno que lhes permite compreender os conceitos que se encontram por detrás de um computador.
Com iniciativas como esta, o INCoDe.2030 tem como objetivo contribuir, a nível nacional, para a promoção e capacitação das competências digitais da população em toda a sua diversidade. O Roteiro INCoDe.2030 está a percorrer o país, focado numa multiplicidade de temas. Já passou por Sines, São Miguel, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Aveiro, Viana do Castelo, Covilhã, Tomar e Funchal onde foram debatidos os temas da Cibersegurança, Mar, Cidadania e Soberania Digital, Educação, Saúde, Smart Cities, Tecnologias Disruptivas, Ensino Superior, Sustentabilidade e Comércio Digital.
As inscrições para o evento e para os workshops podem ser feitas aqui. Mais informação em www.incode2030.gov.pt