Partilhar

3 estratégias eficazes para manter o seu foco durante a pandemia

A psicologia pode ajudar-nos a manter o rumo em direção aos nossos objetivos apesar de todas as circunstâncias adversas e turbulentas.

4 Novembro 2020
Forever Young

Já todos compreendermos a forma como a pandemia mudou as nossas vidas. Subitamente a nossa realidade foi alterada por completo. Os nossos hábitos mudaram, assim como algumas das prioridades. Certos planos e objetivos ficaram “em suspenso”. Os nossos instintos de sobrevivência ganharam primazia.

Sendo certo que ainda estamos a viver um período adverso, a verdade é que se torna também necessário recuperar alguns dos projetos e objetivos que havia definido para este ano. Apesar das circunstâncias é possível estimular novamente o seu foco, para garantir que continua a perseguir os objetivos mais relevantes para a sua vida. Parar não é uma opção.

[Leia também: É um perfeccionista? Estes são os obstáculos que tem de enfrentar]

Perceba agora de que forma estas 3 estratégias baseadas na ciência e no estudo da psicologia podem auxiliar este processo.

 

  1. Perceba a importância do autocontrolo

Esta sempre foi uma componente determinante para o sucesso de um qualquer indivíduo. Aqueles que se demonstram mais capazes de adiar a gratificação instantânea e resistir a tentações ou impulsos, são também aqueles que se revelam habitualmente mais saudáveis, ricos e felizes.

Todos podemos fazer coisas para melhorar o nosso autocontrolo. O definir de objetivos e consequente acompanhamento direto dos mesmos é uma das melhores formas para atingir um maior autocontrolo. Definir claramente o que deseja alcançar e quais os passos para lá chegar irá facilitar toda a sua jornada.

De resto, uma forma eficaz de ir melhorando este skill é criar certos limites ou pequenas regras rígidas no seu dia-a-dia que cumpre religiosamente. Por exemplo, garantir que no mínimo sai todos os dias de casa pelo menos uma vez, ou que sua todos os dias, ou que não come nada depois das 21h. Estas pequenas regras vão tornando-se mais simples com o tempo e podem facilitar mudanças mais drásticas no futuro.

 

  1. Não exagere os riscos

Atualmente é difícil não percecionar o mundo como um lugar perigoso. A pandemia provocada pela Covid-19 instalou um medo generalizado que nos contaminou a todos. Tudo isto nos levou, compreensivelmente, a agir de uma forma mais defensiva. Apesar de devermos obviamente respeitar todas as indicações e seguir as precauções recomendadas, é igualmente importante lutar contra um excesso de negativismo que pode conduzir a sintomas depressivos. O otimismo é fundamental para o seu estado de saúde e determinante para o atingir dos seus objetivos. Não deixe de sonhar e de acreditar que o amanhã será melhor. Esta mentalidade vai fortalecer o seu espirito e auxiliar positivamente a tomada de decisões.

 

  1. Todos os riscos trazem oportunidades

Todas as equações possuem dois lados. Quando uma porta se fecha o mais provável é que uma outra janela se abra. Este tipo de pensamento poderá ser fundamental para estimular o seu sucesso durante este período mais adverso. É certo que nos últimos meses muitos têm sido aqueles que perderam os seus empregos, sofreram reduções salariais ou que têm agora uma menor capacidade de oferecer à sua família as melhores condições. Sendo certo que este é um dado triste e preocupante, é igualmente possível reconhecer os aspetos positivos que advém desta situação. Porventura esta redução salarial o tenha feito perseguir ou idealizar um novo e entusiasmante rumo profissional. Um número menor de horas de trabalho significa também mais tempo com a família, menos gastos com as deslocações, menos tempo no trânsito, etc. A ideia fundamental aqui é que seja capaz de “balancear” os aspetos mais negativos com alguns dos pontos mais positivos. Isto irá torná-lo emocionalmente mais forte e contribuir positivamente para o seu sucesso e motivação.

 

 

[Leia também: O seu filho adulto tem falta de motivação? Perceba de que forma os pais devem ajudar]

 

Mais Recentes

Cientistas estudam impacto da microgravidade a nível do desenvolvimento neural (e possíveis implicações para o autismo)

há 2 minutos

Há milhares de voos à venda para o próximo inverno: um deles pode ser seu

há 1 hora

“O Meu Primeiro Carlos Paredes” celebra o centenário do nascimento do mestre da guitarra portuguesa

há 1 hora

Serenatas encantam e surpreendem quem passa: neste centro comercial a música é gratuita

há 1 hora

É de aproveitar: neste centro comercial 100 euros em compras equivalem a 50 euros em cartão oferta

há 2 horas

Bifinhos de veado e javali grelhados na brasa: se ficou com água na boca descubra onde pode saborear estas iguarias

há 2 horas

Para este almoço a tradicional espetada da Madeira espera por si: não a deixe ficar sozinha

há 2 horas

Diretor de unidade hoteleira portuguesa distinguido entre os melhores do mundo, pelos Luxury Lifestyle Awards

há 2 horas

5 dicas de nutrição que o vão ajudar a dormir melhor

há 2 horas

Corte na gordura mas não no músculo: os segredos para um corpo tonificado

há 2 horas

Cliente da Mercadona resolve um problema comum de quem vai às compras com truque que deixa todos espantados

há 3 horas

GoldNutrition Internacional Meeting reúne 40 delegados de 16 países

há 3 horas

Óbito: Morreu Peter Jason, ator de “Karate Kid”

há 3 horas

Óbito: Morreu Aline Bianca, musa da Escola de Samba Independente de Boa Vista

há 3 horas

Mais de mil artistas, incluindo Damon Albarn e Annie Lennox, lançam álbum silencioso em protesto contra a inteligência artificial

há 3 horas

Saúde digestiva: «É preciso promover a importância de práticas de prevenção e de cuidado dos órgãos digestivos», Jorge Catarino, Fiterman Pharma

há 3 horas

Deixe de usar este tipo de papel higiénico: especialista alerta que «é um risco sério para a saúde»

há 4 horas

O que aconteceu à cara de Putin? Imprensa internacional alerta: «algo mudou e estamos perplexos» 

há 4 horas

Supermercados europeus começam a vender leite com 6 milhões de bactérias: «o seu consumo não é recomendado», alertam especialistas

há 4 horas

IRS: contribuintes têm até hoje para validar as faturas

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.