O Doutor Finanças no âmbito do Dia Mundial da Poupança, celebrado a 31 de outubro, lança o Guia de Poupança para todas as idades, onde são partilhadas estratégias e dicas de poupança para cada fase da vida.
“A nossa liberdade financeira passa por acumularmos poupanças que nos conferem tranquilidade. O melhor dia para começar é ontem. Quanto mais adiarmos esta preparação, mais e maiores desafios vamos ter. Com isto, e como queremos o melhor para os nossos filhos, é também imperativo que adquiram estes hábitos muito cedo. Quanto mais tempo tivermos para preparar, mais fácil se torna e maior a probabilidade de concretizarem os seus sonhos”, salienta Sérgio Cardoso, Chief Academic Officer do Doutor Finanças.
E, a pensar nos miúdos e graúdos, o especialista em finanças pessoais disponibiliza um Guia de como poupar ao longo da vida, através do qual são partilhadas estratégicas para incutir hábitos de poupança desde cedo.
No Guia de Poupança, são abordados diversos temas como: Formas de poupança; Rendimentos; Como obter rendimento extra; A importância de criar um fundo de emergência, de rentabilizar poupança e investir; Como comprar casa; Seguros; Como escolher o melhor crédito; e a relação das crianças com o dinheiro, uma vez que os nossos hábitos financeiros começam indiscutivelmente na infância, entre outras temáticas.
O guia agora lançado aborda as diferentes fases da vida: desde a infância até à idade de reforma, passando pela adolescência e pela idade adulta, altura em que se inicia a vida profissional e as responsabilidades orçamentais, bem como por outras fases, cujas exigências são distintas.
O que ensinar às crianças e quando o fazer? Dar uma semanada ou uma mesada? Como envolver crianças e adolescentes no dia a dia da família? Como gerir o primeiro salário? Como poupar para comprar uma casa ou para garantir as condições desejáveis para chegar à reforma? E como escolher o tipo de ativos para investir?
São algumas das questões abordadas neste guia, lançado no âmbito do Dia Mundial da Poupança.