Inspirados na descontração das famosas barras bascas, o Imanol chega ao Príncipe Real, para criar momentos únicos de partilha entre pintxos e cañas. Este novo espaço no centro da capital promove uma experiência única de convívio e partilha de culturas.
O Imanol Barra Basca é a nova aposta do Grupo Plateform, tendo a ideia surgido após um encontro, em Espanha, entre o português Rui Sanches e o espanhol Aitor Ansorena, que, juntos, decidiram alargar esta herança de sabores bascos, para um dos bairros mais carismáticos de Lisboa, o animado Príncipe Real.
Aitor nasceu no País Basco, mas cedo foi viver para Madrid, onde acompanhou a família na criação do melhor Asador de Madrid. O seu pai, também ele um homem cheio de histórias cinematográficas de um tempo de Franco, onde as melhores coisas ainda eram vividas às escondidas, ensinou-lhe a importância da arte de bem receber pela gastronomia, e da hospitalidade basca com alegria de viver.
É assim que surge o primeiro IMANOL em Madrid, onde a cozinha basca é o mote, e que rapidamente se tornou um sucesso que chega agora também a mais um bairro lisboeta. Para Aitor, este novo projeto é um continuar da experiência “de gente para la gente!”.
Para Rui Sanches, CEO e fundador do Grupo Plateform, “Lisboa tem a característica histórica de acolher tantas culturas diferentes e aprendermos com elas. É nossa responsabilidade, também no setor da restauração, contribuir para essa diversidade e multiculturalidade na oferta. A cozinha basca é riquíssima, uma das minhas preferidas, promove o convívio, e a valorização do património gastronómico.”.
Na carta, são reis os pintxos frios, como o Salmão Recheado de Pasta de Caranguejo ou a Espetada de Azeitona Gordal, Piparra e Anchova; os pintxos quentes, como a tradicional Tortilha de Batata Imanol, o Hambúrguer Mini com Compota de Tomate Cherry, Queijo de Cabra e Barriga de Porco Fumada, ou o Bocatin de Calamares; e, ainda, as tapas: Paleta Ibérica, Pimentos Piquillo, Croquetas de Presunto Ibérico ou Cogumelos, Txistorra ( enchido tradicional do País Basco), Ovos Rotos com Paleta Ibérica e os Calamares com Alioli.
Para sobremesa não poderia faltar a tradicional Tarte de Queijo e, também, uma Tarta de Chocolate com Flor de Sal.
Fica localizado na Rua da Escola Politécnica 21, e está aberto de domingo a quarta-feira, das 12h00 às 00h00 e de quinta-feira a sábado das 12h00 à 01h00.