Caminhe de forma que a sua frequência cardíaca acelera.
Uma forma muito simples de sentir isso é caminhar com uma velocidade maior do que com a qual normalmente anda, na qual sinta o seu corpo sendo exercitado, pernas movimentando-se mais rapidamente, pulmões a trabalhar e os braços com movimentos mais intensos.
Se sentir cansaço por não estar acostumado, desacelera durante 1 ou 2 minutos e volte para a velocidade mais forte.
Ao nível da roupa, a indicação é usar por roupas leves com proteção UV e contra o sol e, principalmente, uns sapatos que ofereçam conforto no percurso.
Sobre o calçado, opte pelos confortáveis, que não incomodem os pés, ainda mais se a caminhada for longa. Caso esteja com sobrepeso, use uns sapatos com um bom nível de amortecimento, de modo a evitar as dores e a proteger as articulações.
Não se esqueça de evitar os horários com temperaturas mais altas, umas que aumentam a fadiga.
O início da manhã é uma ótima altura para caminhar. No final da tarde, também é uma boa opção.
Outra questão em prol de uma boa performance, passa pelo consumo correto de água o qual vai beneficiar os músculos e a saúde.
A água ajuda os músculos a trabalharem melhor, ajuda a manter a baixa temperatura do corpo, o que faz com que não se canse tanto e tão depressa.
Não caminhe em qualquer lugar. Opte pelos parques e praças com segurança. Por fim, fale sempre com o seu médico antes de começar a caminhar.