Partilhar

Caminhos de Santiago com nova rota do interior ao litoral do Alentejo

Os Caminhos de Santiago contam com uma nova rota no Alentejo, lançada esta semana, que vai do interior ao litoral da região, num percurso de 130 quilómetros e atravessando um total de cinco concelhos.

16 Dezembro 2023
Forever Young

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo revelou que o novo Caminho de Santiago – Via Atlântico tem como ‘ponto de partida’ a vila de Castro Verde, no distrito de Beja, e termina no município de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, avança a Lusa.

Ao todo são 130 quilómetros de caminho, que passa também pelos concelhos de Ourique e Odemira (Beja) e de Sines (Setúbal).

Este novo percurso apresenta-se “como uma variante ao Caminho Português Central em direção ao mar”, de acordo com a ERT do Alentejo e Ribatejo.

O percurso agora lançado dá também “a conhecer alguns dos muitos testemunhos históricos do culto da Ordem de Santiago nestes territórios”, acrescentou.

O Caminho de Santiago – Via Atlântico “vem reforçar a nossa aposta em promover o vasto e rico legado da Ordem de Santiago na nossa região”, destacou o vice-presidente da entidade regional, Pedro Beato, citado no comunicado.

Este responsável acrescentou ainda que, “desde 2018, a ERT tem vindo a estruturar e a implementar, no âmbito do produto ‘Turismo Religioso’, a oferta Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo”.

Na área de abrangência da ERT existem, para já, dois Caminhos de Santiago, o Central e o Nascente.

O Caminho Central, o primeiro a ser certificado em Portugal, é composto por 19 etapas, com partida da aldeia de Ameixial (Faro) e término em Tomar (Santarém).

O percurso inclui passagem pelos concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Aljustrel (todos no distrito de Beja), Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal (Setúbal), Vendas Novas (Évora), Coruche, Benavente, Salvaterra de Magos, Santarém, Golegã e Tomar (Santarém).

Já o Caminho Nascente, é igualmente composto por 19 etapas, com início em Alcoutim (Faro) e final em Vila Velha de Ródão (Castelo Branco).

Os caminhantes que percorrerem todo esse percurso passam ainda pelos concelhos de Mértola, Beja, Cuba e Alvito (Beja), Viana do Alentejo, Évora e Estremoz (Évora), Sousel, Fronteira, Alter do Chão, Crato e Nisa (Portalegre).

Brevemente, vai estar igualmente disponível na região o Caminho da Raia.

Mais Recentes

Brunch no Boshq disponível desde 17 euros

há 47 minutos

Brunch especial do dia da Mãe é no Lisbon Marriott

há 2 horas

Celebre o Dia da Mãe com carinho e muitos mimos

há 3 horas

Páscoa à mesa: restaurantes celebram a data com propostas de excelência

há 4 horas

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 5 horas

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 23 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 24 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 1 dia

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 1 dia

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 1 dia

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 1 dia

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.