Partilhar

Óbito: Músico brasileiro e ícone da bossa nova Carlos Lyra

O cantor e compositor brasileiro Carlos Lyra, um dos fundadores da bossa nova, morreu hoje aos 90 anos, noticiou a imprensa brasileira, citando a família.

16 Dezembro 2023
Forever Young

“É com imensa tristeza que comunicamos a passagem do compositor Carlos Lyra, nessa madrugada, de forma inesperada. A todos, agradecemos o carinho”, referiu a família nas redes sociais, segundo notícia publicada hoje na edição ‘online’ da revista Veja, avança a Lusa.

Parceiro de autores como Ronaldo Bôscoli, Geraldo Vandré e Vinicius de Moraes, Carlos Lyra nasceu em 11 de maio de 1933, no Rio de Janeiro.

“Carlinhos é o maior melodista da bossa nova”, disse Tom Jobim, como recordaram meios como a Folha de São Paulo.

“Se Tom falou, estava falado — embora, para o resto do mundo, o maior melodista da bossa nova fosse o próprio Tom, com Carlinhos pagando um honroso placê. Seja como for, esse corpo de canções, produzido em tão pouco tempo, foi suficiente para sustentar Carlos Lyra pelos 50 anos seguintes — período em que, por vários motivos, sua produção não se comparou à dos tempos heróicos da bossa nova. O que fez com que seu mais antigo parceiro (e cordial desafeto) Ronaldo Bôscoli o definisse: ‘Carlinhos Lyra é o contrário do vinho. Quanto mais moço, melhor’”, escreveu a Folha no obituário do criador de “Maria Ninguém”.

As primeiras composições conhecidas de Lyra são “Menina”, gravada por Silvinha Telles em 1956, e “Criticando”, por Os Cariocas, como se pode ler na entrada dedicada ao músico na Infopédia.

“Carlos Lyra – Bossa Nova”, editado em 1959, foi o primeiro trabalho discográfico de dezenas de outros que lançou ao longo da carreira.

“A inconstância política do Brasil na época e a arbitrariedade do regime empurraram-no para o lote dos dissidentes, em contraste evidente com a bossa nova menos política de João Gilberto ou Tom Jobim”, indica a Infopédia, que destaca temas como “Canção do Subdesenvolvido”, de 1963, e “Herói do Medo”, de 1975.

Esteve na fundação do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) e com o golpe militar de 1964 saiu do Brasil, exilando-se até 1971, regressando ao país natal antes de novo exílio.

“Herói do Medo” era um “disco de letras propositalmente dúbias, que tentavam lembrar que, enquanto a multidão driblava a consciência com os gols da seleção e os lances das novelas de televisão, gente era torturada e morta na luta pela democracia”, como se pode ler num texto de Mauro Ferreira publicado no ‘site’ oficial de Lyra.

O trabalho de Carlos Lyra conseguiu unir “a bossa nova, com seus arranjos e sonoridades modernas, com a letra crítica e política da canção de protesto”, diz a sua entrada na Enciclopédia do Itaú Cultural.

Mais Recentes

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 59 minutos

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 2 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 2 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 2 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 2 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 3 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 3 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 3 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 5 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 5 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 5 horas

O desafio está lançado: teste estes produtos do Lidl e ganhe vales de compras

há 5 horas

Truque para cozinhar salmão: aprenda como retirar a pele sem usar a faca

há 5 horas

Investigadores portugueses desenvolvem testes para prever benefício clínico da medicação em pessoas com Fibrose Quística

há 6 horas

Óbito: Morreu a modelo Lucy Markovic, estrela do Next Top Model da Austrália

há 6 horas

Revelada a causa oficial da morte do ator norte-americano Val Kilmer

há 6 horas

Necessidades nutricionais a partir dos 50 anos

há 6 horas

Penteados longos para mulheres com mais de 50 anos: abrace a elegância juvenil nesta primavera

há 6 horas

Benefícios do ioga para pessoas com mais de 55 anos: não deixe para amanhã o que…

há 7 horas

Cientistas criam teste sanguíneo que permite detetar precocemente doença de Parkinson

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.