Partilhar

Força especial de Proteção Civil vai ser reforçada com 117 novos elementos

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil anunciou hoje a abertura de um concurso para o reforço da força especial com mais 117 elementos, no âmbito do fortalecimento da resposta nacional e internacional.

3 Janeiro 2024
Forever Young

O concurso para os elementos da força especial de proteção civil será lançado “a muito breve prazo”, afirmou o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, José Duarte da Costa, especificando que “serão 117 elementos que vão integrar, corporizar e fortalecer aquilo que é a resposta nacional ao sistema de proteção civil”, avança a Lusa.

Os futuros elementos da força especial contribuirão para o reforço da resposta no continente e nas regiões autónomas, bem como a nível internacional através do envio de elementos para “a Turquia, o Canadá, o Chile e Espanha”, exemplificou o mesmo responsável.

O lançamento do concurso para o reforço de operacionais foi feito nas Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, no âmbito da assinatura de um contrato de aquisição de 47 veículos de combate a incêndio rurais, num investimento de 2,2 milhões de euros ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A cerimónia, presidida pelo ministro da Administração Interna (MAI), José Luis Carneiro, foi ainda marcada pela visita à obra de ampliação das instalações do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Oeste com o objetivo de “sinalizar três dimensões do investimento público nacional e europeu no fortalecimento das capacidades da proteção civil do nosso país”, disse o governante.

A primeira tinha a ver com a implementação dos comandos sub-regionais de proteção civil, uma meta do PRR que, segundo o MAI, procurou “adequar a resposta da proteção civil à estrutura regional correspondente às comissões de coordenação e desenvolvimento regionais e, por outro lado, às comunidades intermunicipais”.

“Essa orientação política tem por trás de si uma outra orientação, mais duradoura e mais estratégica, que é de dimensão de a proteção civil preventiva estar articulada com a identificação dos riscos e das estratégias de base” com foco os “planos de ação constituídos em termos municipais”, explicou José Luis Carneiro.

Sublinhando que “quanto mais capacitados estiverem os subsistemas locais e sub-regionais mais capacitada [estará] a proteção civil no seu todo” o ministro sublinhou que a implementação dos 24 comandos sub-regionais “foi uma das mais importantes mudanças feitas nos últimos anos no domínio da proteção civil”.

No que toca às duas outras dimensões, José Luis Carneiro, referiu “o rejuvenescimento” da estrutura de proteção civil, com a abertura do concurso para novos elementos e a valorização da capacidade operacional, corporizada hoje na assinatura do contrato para a aquisição dos veículos.

À margem da cerimónia o ministro precisou que “a proteção civil nacional tem cerca de 40 milhões de euros de investimento em curso, nomeadamente na implementação dos comandos sub-regionais e no seu desenvolvimento ao nível das suas infraestruturas, materiais e tecnológicas”.

De acordo com o governante cerca de 14 milhões de euros são destinados à aquisição de 81 veículos táticos operacionais para a força especial de proteção civil e para associações humanitárias.

O ministro estimou ainda um investimento de sete milhões de euros em equipamentos de proteção individual para os bombeiros portugueses e “um investimento expressivo na capacitação de recursos humanos por intermédio da Escola Nacional de Bombeiros, num esforço que ultrapassará os mais de 3.000 bombeiros que irão ser capacitados”.

Mais Recentes

Brunch buffet e diversão garantida para toda a família: mais uma sugestão para a Páscoa

há 2 horas

La Mafia se sienta a la mesa lança cocktails primaveris e harmonizações de autor

há 3 horas

Salutem junta-se à Corrida Sempre Mulher

há 4 horas

Mama Loves Easter: um brunch de Páscoa para toda a família

há 6 horas

Celebre a Páscoa com experiências memoráveis em Portugal, no Brasil e em Itália

há 7 horas

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 24 horas

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 1 dia

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 1 dia

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 1 dia

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 1 dia

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 1 dia

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 1 dia

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 1 dia

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 1 dia

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 1 dia

Páscoa ganha vida em Cascais com música, cor e aventura

há 1 dia

Páscoa à italiana com sabor a mar: harmonia perfeita entre a cozinha italiana e os costumes portugueses

há 1 dia

Cabrito pascal: uma tradição com quase meio século

há 1 dia

Aneurisma dissecante da aorta: conheça a condição que levou à morte de famosa jornalista brasileira

há 1 dia

Fortaleça os ossos com estes 12 alimentos ricos em cálcio

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.