Desvie os olhos do computador e telemóvel
Por magoarem os olhos, os ecrãs podem fazer com que a tarefa de ficar acordado seja ainda mais difícil. Eles causam irritação, olhos secos, visão duplicada, perda de foco e dor de cabeça. Para reduzir o estrago basta diminuir o brilho ou apenas desviar o olhar desses aparelhos durante 20 minutos. A Academia Americana de Oftalmologia recomenda a regra 20-20-20: a cada 20 minutos olhe para algo distante por 20 segundos, para descansar os olhos.
Veja vídeos de animais fofos
Um estudo publicado em 2015 e feito com sete mil entusiastas de gatos mostrou que assistir a vídeos de animais fofinhos pode aumentar os níveis de energia e as emoções do prazer, além de minimizar os pensamentos negativos.
Coma uma pastilha elástica
Apesar de fazer mal aos dentes, uma pastilha elástica pode deixar a mente mais ativa. Alguns estudos, como um realizado pela Cardiff University, no Reino Unido, em 2012, e outro pela Eastern Illinois University, nos Estados Unidos, em 2015, sugeriram que o ato de mastigar pode ser efetivo para reduzir o sono diurno, já que aumenta a circulação e ativa certas regiões do cérebro.
Ouça música
Ouvir a sua música favorita faz com que diversas substâncias que libertam sensações boas (como a serotonina e a oxitocina) “inundem” o cérebro, segundo um estudo realizado pela Universidade Radboud, na Holanda. Além de o deixar mais alerta e feliz, vai estimular a criatividade.
Respire fundo
Diversos estudos demonstram que pessoas calmas e relaxadas são mais produtivas. Respirar fundo diminui o stress e a ansiedade.
Suba escadas ou caminhe
Um estudo publicado no Journal of Biological Rhythms mostrou que exercícios como subir escadas, caminhar ou dançar diminuem a fadiga e aumentam as sensações de euforia.
Saia do escritório
Publicado em 2015, um estudo de Harvard mostrou que a exposição à luz solar ativa o hipotálamo, uma parte do cérebro que controla o ritmo circadiano: regula o sono e o despertar, deixando o corpo mais adaptado à rotina.
Beba água
A desidratação suga a energia e pode causar fadiga, confusão, palpitações e desmaios. Beber água vai deixá-lo mais alerta e acordado.
Coma lanches saudáveis
O jejum, assim como refeições exageradas, pode deixá-lo com a cabeça confusa e letárgico. Lanches mais pequenos, com boas gorduras e de rápida digestão, são ótimos para ter energia.