Sendo o berço deste magnífico alimento, Itália é o país em que se pensa quando se imagina um destino com as mais deliciosas ofertas. Mas, e se as críticas revelarem o contrário?
A Holidu, o portal de reservas para casas de férias, analisou os dados do Google Maps para descobrir quais as cidades da Europa onde se encontra a pizza mais bem avaliada. Continue a ler para descobrir a derradeira lista de viagens para os amantes de pizza!
1. Turim, Itália | 13,63 restaurantes com classificação 4,5*+ / 100.000 habitantes
Como seria de esperar, uma cidade italiana é coroada como a sede das pizzarias mais bem classificadas da Europa. Mas, adivinhe? Não é Nápoles! Turim, situada no norte do país, é uma cidade de elegância, cultura e história. Aparentemente, é também o lar de algumas das melhores pizzas de Itália, talvez graças à sua proximidade com os Alpes e à qualidade dos seus ingredientes. Experimente a pizza al tegamino, uma pizza grossa e fofa cozinhada numa frigideira, ou a pizza al padellino, uma pizza fina e estaladiça cozinhada numa pequena frigideira, ambas formas originárias da cidade.
Pizzaria recomendada 🍕: Pizzeria Fratelli Roselli. Com milhares de comentários em italiano, pode ter certeza de que esta pizzaria é autêntica e não apenas uma armadilha para turistas. Opte por uma das pizzas mais populares “Bufala Campana” ou uma das opções veganas que também oferecem, como “Pataveg”. Não se esqueça de acompanhar a sua pizza com um shot de limoncello!
2. Nuremberga, Alemanha | 11,66 restaurantes com classificação 4,5*+ / 100.000 habitantes
A segunda maior cidade da Baviera, Nuremberga, é uma cidade de contrastes, onde a arquitetura medieval se encontra com a arte moderna e onde a cozinha tradicional se encontra com os sabores internacionais. Hoje, podemos também dizer que é uma cidade de grandes pizzas, graças às suas pizzarias diversificadas e criativas! Nuremberga tem mais de 60 pizzarias com uma classificação de 4,5* ou mais no Google. Enquanto lá estiver, experimente a pizza flammkuchen, uma pizza fina e estaladiça coberta com natas azedas, bacon e cebolas.
Pizzaria recomendada 🍕: La Commedia Pizzeria. Se procura saborear a clássica pizza italiana assada em forno a lenha num ambiente acolhedor, não procure mais. Esta é uma ótima opção para viajantes com necessidades dietéticas especiais, pois todas as pizzas do menu podem ser feitas sem glúten. Um crítico afirmou que é a “absolutamente indiscutível melhor pizza de toda a Nuremberga” – está pronto para experimentar?
3. Roma, Itália | 11,43 restaurantes com classificação 4,5*+ / 100.000 habitantes
Roma, a capital italiana, é uma cidade de história, arte e cultura. É também uma cidade de pizzas fantásticas, graças às suas tradições seculares e aos seus vários estilos. Experimente a pizza al taglio, uma pizza retangular cortada em fatias e vendida ao peso, ou a pizza romana, uma pizza fina e estaladiça com uma crosta alta. Para cobertura, pode escolher um clássico em todos os menus de Roma, a Capricciosa: coberta com fiambre, cogumelos, azeitonas, alcachofra, um ovo e tomate
Pizzaria recomendada 🍕: Alice Pizza Trastevere. Com mais de 1.600 comentários e uma média de 4,9* de avaliação, é evidente que esta pizzaria é imperdível na sua próxima viagem a Roma. Quer opte por uma fatia de “Cacio e Pepe” ou de “Mortadella”, este é um ótimo local se quiser pegar numa fatia para comer em viagem enquanto explora a cidade.
4. Lyon, França | 11.30 restaurantes com classificação 4.5*+ / 100.000 habitantes
Lyon é uma cidade de gastronomia, cultura e inovação. É também uma cidade de pizzas deliciosas, graças à sua fusão das cozinhas francesa e italiana e à utilização de produtos locais. Se quiser provar alguns sabores típicos da região, experimente a pizza lyonnaise, uma pizza com natas, queijo e bacon, ou a pizza savoyarde, uma pizza com queijo, batatas e fiambre.
Pizzaria recomendada 🍕: La Scala Siciliana. Este restaurante italiano de gestão familiar no coração de Lyon serve pizzas, bem como outros pratos muito apreciados, incluindo antipasti siciliano e tiramisu tradicional, mas os seus pratos à base de trufas são a sua especialidade! Uma das melhores pizzas para experimentar é a “Chèvre-Miel”, coberta com queijo de cabra e mel.
5. Dortmund, Alemanha | 10,74 restaurantes com classificação 4,5*+ / 100.000 habitantes
Em quinto lugar, temos Dortmund, a nossa segunda cidade alemã a entrar no top 5. Dortmund é tipicamente conhecida por ser uma cidade de indústria e futebol, mas agora podemos acrescentar a pizza a essa lista também! Experimente a pizza döner, uma pizza coberta com carne, salada e molho ao estilo turco, ou, se quiser experimentar uma cobertura local, opte pela mett, que é carne de porco crua picada temperada com sal e pimenta.
Pizzaria recomendada 🍕: 60 Seconds to Napoli. Este restaurante possui mais de 6.000 avaliações e uma forte classificação média de estrelas de 4,5. Recomendamos que experimente o “Don Diablo” para os amantes de especiarias, ou talvez o “Salame Vegan” se preferir uma opção sem carne.
A fechar o top 10:
6. Essen, Alemanha | 10,70 restaurantes com classificação 4,5*+ / 100.000 habitantes
7. Marselha, França | 10,65 restaurantes com classificação 4,5*+ / 100.000 habitantes
8. Nápoles, Itália | 9,79 restaurantes com classificação 4,5*+ / 100.000 habitantes
9. Cracóvia, Polónia | 9,33 restaurantes com classificação 4,5*+ / 100.000 habitantes
10. Lisboa, Portugal | 8,93 restaurantes com classificação 4,5*+ / 100.000 habitantes
Metodologia
Esta classificação foi criada com base nos dados do Google Maps. Foram consideradas todas as cidades da Europa com mais de 500.000 habitantes. A palavra-chave “pizza” foi utilizada para recolher dados sobre as pizzarias e os serviços de takeaway em cada cidade. O “ranking” foi formado pela contagem do número de restaurantes com uma classificação média de 4,5* ou superior em cada cidade, dividido pela população, para obter as cidades com mais pizzarias bem classificadas por 100.000 habitantes.
Foram consideradas todas as cidades com dados disponíveis. Apenas foram consideradas as cidades com pelo menos 5 restaurantes e apenas foram considerados os locais com pelo menos 5 avaliações. Os dados foram recolhidos em janeiro de 2024.