A Noruega é considerada um dos países mais felizes do mundo, e, de acordo com os especialistas, tal deve-se a diversos fatores, como ter uma economia forte que tem conseguido construir um sólido sistema de bem-estar social, no qual a educação e a saúde se destacam pela qualidade. A isto acresce o fato de os responsáveis noruegueses estarem a trabalhar ativamente para resolver as desigualdades através de impostos progressivos e de medidas centradas na construção de uma sociedade em que prevaleçam a igualdade e uma elevada qualidade de vida.
Hoje, Noruega tem um sistema que ajuda os cidadãos a viverem satisfeitos e felizes, mas há um segredo por detrás dessa realidade, e esse segredo tem o nome de “friluftsliv”.
Friluftsliv é o nome dado ao hábito que torna os noruegueses mais saudáveis, mais felizes e com uma vida mais longa. Friluftsliv é, no fundo, um conceito que significa “vida ao ar livre” e é a base do estilo de vida dos noruegueses.
Este hábito consiste em desfrutar de atividades ao ar livre, ao mesmo tempo que promove a necessidade de estar em harmonia com a natureza e apreciar a sua beleza, procurando desta forma um equilíbrio entre a vida moderna e a natureza através de um estilo de vida saudável e ativo.
O hábito de “friluftsliv” foi popularizado na década de 1850 pelo poeta e dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, embora tenha sido o montanhista Fritz Huitfeldt quem lhe deu o nome no início do século XX.
Benefícios para a saúde
O hábito está diretamente relacionado com uma série de benefícios para o corpo, a começar pela capacidade de combater a ansiedade e a depressão. Diversos estudos têm conseguido demonstrar que o contacto com a natureza ajuda a enfrentar problemas mentais e que a tranquilidade e as beleza natural têm um impacto positivo no humor.
Muitas das atividades realizadas para a prática do “friluftsliv”, como caminhadas, esqui ou ciclismo, envolvem uma boa dose de exercício físico o que contribui para a manutenção de uma boa saúde cardiovascular, além de fortalecer as articulações e os músculos.
Acresce ainda a exposição solar durante as atividades ao ar livre, a qual leva a uma maior produção de vitamina D , essencial para o sistema imunitário e para a saúde óssea.
Como praticar
Eventos ao ar livre: Eventos e festivais ao ar livre que celebram a natureza são comuns na Noruega, como festivais de música, eventos culturais ou feiras gastronómicas.
Caminhadas e excursões: os cidadãos deste país escandinavo costumam fazer caminhadas e excursões pela natureza. Têm acesso a um grande número de percursos pedestres e a diversos espaços naturais
Esqui: Devido à geografia do país, o esqui é uma atividade muito popular durante os meses de inverno, praticando-se tanto o esqui alpino como o esqui de fundo.
Bicicleta: Muitos habitantes da Noruega utilizam a bicicleta como meio de transporte para se movimentar pelas cidades, bem como para desfrutar de passeios na natureza.
Pesca: A pesca é uma atividade muito apreciada pelos noruegueses, pois permite-lhes desfrutar da natureza em todo o seu esplendor. Praticar qualquer desporto na natureza é um exemplo de “friluftsliv”.
Acampar: entre as atividades mais comuns na Noruega está acampar ao ar livre, seja em áreas selvagens destinadas a isso ou em parques de campismo organizados.
Viver em cabanas: as cabanas fazem parte da cultura deste país escandinavo, sendo que muitas pessoas possuem cabanas no campo onde vão nas férias e fins de semana para poder desfrutar ao máximo da natureza.
Foto: ADOBE.