A pele corresponde a cerca de 15% da massa corporal, sendo o maior e mais visível órgão do corpo humano. Mas, apesar disso muitas das suas funções são, não raras vezes, negligenciadas.
A pele é um protetor solar, um escudo contra germes, um reservatório de vitamina D e um meio de regular cuidadosamente a temperatura do corpo.
Por isso, quando nela aparecem sinais é altura de lhe dar uma atenção especial, refere Dan Baumgardt, professor da Universidade de Bristol, em Inglaterra:
Eritema migratório
Embora a grande maioria das picadas de carrapato não cause doenças, há uma erupção cutânea que deve ser observada pelo médico. A erupção cutânea conhecida como eritema migratório pode expandir-se rapidamente pela pele e é característica da doença de Lyme, uma doença bacteriana potencialmente grave. A erupção forma um padrão clássico de alvo, como uma bola avermelhada dentro de um alvo.
Púrpura
Algumas erupções cutâneas recebem nomes com referência a cores — púrpura é um exemplo. O nome é derivado de um molusco que era usado para fazer corante roxo. Púrpura refere-se a uma erupção de pequenos pontos roxos ou vermelhos. A causa é o acumular de sangue numa camada mais profunda da pele (derme). Quando pressionada com um dedo — ou ainda melhor, com a superfície de um copo —, ela não desaparece. A púrpura sinaliza um problema nas paredes dos pequenos vasos sanguíneos que alimentam a pele ou no sangue dentro deles.
Aranhas vasculares
As chamadas aranhas vasculares representam um problema nas arteríolas da pele (pequenas artérias que fornecem sangue à pele). As arteríolas abrem e fecham para controlar a perda de calor da superfície do corpo. Mas, às vezes, podem ficar presas abertas — e um padrão semelhante a uma aranha aparecerá. A arteríola aberta é o corpo da aranha, e os capilares menores que se espalham em todas as direções são as pernas finas.
Acantose Nigricans
Alterações nas dobras da sua pele (geralmente ao redor das axilas ou pescoço), especialmente se ficarem espessas e aveludadas ao toque, podem sugerir uma condição conhecida como Acantose Nigricans. A aparência de “veludo preto” na pele é mais comumente observada em peles mais escuras.
Erupções em forma de borboleta
As válvulas cardíacas têm o papel importante de direcionar corretamente o trajeto do sangue através do coração e impedir o refluxo. A válvula entre as câmaras do lado esquerdo do coração (a válvula mitral, assim chamada pela sua semelhança com o chapéu de um bispo, ou mitra) às vezes pode estreitar, causando a deterioração da função cardíaca, uma condição conhecida como estenose mitral. A resposta natural do corpo é preservar o volume sanguíneo central, bloqueando o fluxo em direção à pele. O efeito pode resultar numa erupção vermelho-púrpura elevada nas bochechas e na ponta do nariz, semelhante às asas abertas de uma borboleta.