Defendem os especialistas que ter hábitos saudáveis para o cérebro nos permitirá prevenir ao máximo a demência. Esta é usada para se referir a diversas doenças que afetam a memória, o pensamento e a capacidade de realizar atividades diárias.
Segundo estudos e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as indicações e hábitos que fazem bem ao coração também fazem bem ao cérebro.
A OMS indicou alguns hábitos saudáveis que as pessoas devem implementar e que ajudam a evitar a demência. Esses hábitos são básicos para qualquer pessoa que deseja manter uma boa saúde, mas principalmente são muito mais importantes para tentar evitar a demência.
A primeira recomendação é não beber álcool em grandes quantidades.Se acostumamos o corpo a receber substâncias tóxicas do álcool, podemos danificar as células cerebrais. O mesmo ocorre com o consumo de tabaco, que comprovadamente causa compromisso cognitivo.
Praticar exercícios regularmente é muito importante para melhorar a saúde cardiovascular, que está diretamente relacionado com a demência, e para manter as células cerebrais saudáveis.
Como manter o cérebro ativo e reduzir o risco de demência?
Ao longo dos anos, foi demonstrado que as pessoas que mantiveram o cérebro ativo durante toda a vida tiveram menos problemas de memória e de pensamento. A primeira forma de manter o cérebro saudável é realizar atividades que estimulem a atividade cerebral, incluindo leitura, escrita, jogos de tabuleiro, atividades manuais, aprendizagem ou estudo e resolução de palavras cruzadas, entre muitas outras.
Colaborar com a sociedade, participar em atividades de grupo e manter relações sociais é importante para estimular o cérebro. Levar uma vida tranquila, sem stress e com uma atitude positiva é de extrema importância para a saúde do cérebro.
O que fazer para evitar que a demência progrida?
As pessoas com demência devem implementar uma série de hábitos saudáveis que lhes permitam melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar. A atividade física e a realização de tarefas que estimulem o cérebro são essenciais para tentar prevenir a progressão da demência.
A demência pode ser controlada implementando as seguintes atividades:
- Não consumir substâncias nocivas, como álcool ou tabaco.
- Ir ao médico periodicamente.
- Fazer atividades que mantenham a mente ativa.
- Tentar continuar com a sua rotina habitual tanto quanto possível.
O que piora a demência?
A demência é uma doença que não afeta todos os doentes da mesma forma. Esta condição pode variar dependendo das condições de saúde e do funcionamento cognitivo de cada pessoa antes de ter a doença.
É importante que as pessoas que sofrem de demência sigam uma dieta saudável que lhes permita obter todos os nutrientes de que necessitam, uma vez que baixos níveis de vitamina D, vitamina B-6, vitamina B-12 e ácido fólico podem aumentar o risco de ter demência.
O uso de alguns medicamentos, como comprimidos para dormir, pode piorar a memória, por isso convém ter sempre aconselhamento médico especializado.