Alimentos com soja: sim ou não?

Rhiannon Lambert, nutricionista do hospital londrino Harley Street Clinic, esclareceu ao The Independent alguns dos mitos relacionados com o consumo de soja.

As opiniões dividem-se no que diz respeito ao alimentos com soja. Enquanto algumas pessoas enaltecem o potencial proteico deste vegetal como alternativa à carne e ao peixe, outras acreditam que a soja faz mal e até que pode ser tóxica.

A nutricionista Rhiannon Lambert defende que, ao contrário da maioria das proteínas vegetais, “as sementes de soja são uma fonte proteica completa, com todos os aminoácidos essencias que só podemos obter da alimentação, já que o corpo humano não os produz”.

Por outro lado, contraria a crença de que a soja diminuiu a testosterona nos homens: “existem zero provas de que o consumo de soja altere o desenvolvimento sexual ou reduza os níveis de testosterona”.

Relativamente à corrente de opiniões que defende que a soja potencia o surgimento de cancro, a nutricionista lembra que na Ásia Central, a região com mais consumo de soja em todo o mundo, “são diagnosticados menos casos de cancro da mama e da próstata, e as pessoas têm menos doenças cardíacas e osteoporose quando comparado com outros países”.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...