Partilhar

72% das pessoas acredita que a Inteligência Artificial vai substituir alguns trabalhos, enquanto 68% tem esperança de vir a ter uma vida mais fácil

Portugueses expressam um nível de preocupação superior à média neste domínio (78%)

21 Fevereiro 2024
Sandra M. Pinto

Um estudo gobal realizado recentemente pela Agência de Comunicação internacional MARCO, revela opiniões e sentimentos contraditórios em relação à IA. O 3º Relatório Global de Consumo MARCO 2024 revela um contraste impressionante: receio de perder o emprego, por um lado, e antecipação de uma vida mais fácil, por outro, sublinhando a complexidade de percepções gerada pela Inteligência Artificial.  O inquérito foi realizado de dezembro de 2023 a janeiro de 2024, com uma amostra total de 7.300 consumidores, de 11 países (Brasil, França, Alemanha, Itália, México, Marrocos, Portugal, África do Sul, Espanha, Reino Unido e EUA) em parceria com a CINT.

Portugal destaca-se na preocupação com a criação de comportamentos de risco associados à IA

É uma preocupação para si que a IA crie preconceitos e outros comportamentos de risco?

Portugal, destaca-se como o país onde os inquiridos expressaram um maior nível de preocupação (78%) sobre a possibilidade de a IA criar preconceitos e outros comportamentos de risco. Paralelamente, 74% dos inquiridos nacionais acreditam que a IA vai substituir trabalhos e 60% acham ser uma ameaça à humanidade. Ainda assim, ao mesmo tempo, a maioria (72%) mostra-se confiante de que a IA irá facilitar a vida.

Considera a IA uma ameaça à humanidade?

Já no que diz respeito à aplicação da IA nos diversos setores sócio-económicos, apenas 17% dos Portugueses sabem que pode também ser utilizada na agricultura, em comparação com os 68% que sabem que pode ser utilizada na escrita de textos e criação de conteúdos

E é precisamente na escrita de textos, sobretudo de notícias, que os portugueses estão mais preocupados. 84% dos inquiridos acreditam que com a IA o perigo de difusão de notícias falsas aumenta e mais de metade (60%) afirma que não confia em notícias que foram escritas recorrendo a inteligência artificial.

                        Acha que a IA aumenta o risco de notícias falsas?  (Portugal)                           Confiaria numa notícia escrita por inteligência artificial? (Portugal)

A perspectiva global

A nível global, o cenário é muito semelhante. Uma média 72% dos participantes no inquérito a nível global receia que a Inteligência Artificial possa vir a substituir trabalhos nas mais diversas áreas económicas, uma lista onde Portugal aparece em terceiro lugar, apenas atrás da África do Sul, Espanha e México, e a par do Reino Unido.

 

Considera que a IA irá substituir postos de trabalho?

No entanto, apesar das preocupações, a maioria dos inquiridos (68%) a nível global continua otimista quanto ao potencial da IA para simplificar e melhorar as suas vidas. Em particular, os brasileiros encabeçam a lista (87%) como os mais optimistas, abraçando o poder transformador da IA, enquanto os americanos aparecem como os mais cautelosos (57%), refletindo uma maior relutância em relação à tecnologia.

Considera que a IA vai melhorar as nossas vidas?

No que diz respeito às ferramentas de IA mais populares, a maioria dos consumidores (59%) reconhece o seu papel na escrita de textos, seguido da criação/edição de imagens (58%). Os inquiridos estão menos conscientes da utilização da IA na indústria automóvel (40%), na educação (43%), no campo da medicina (37%), na agricultura (19%) e na pecuária, e ainda menos (11%) citam outras aplicações. Estes números refletem uma familiaridade crescente com o papel da IA nas atividades quotidianas.

“Embora a IA possa parecer assustadora, a chave está na educação e na consciencialização. Compreender a tecnologia e as suas implicações dá poder aos indivíduos e ajuda a desmistificar o medo que rodeia a IA. À medida que avançamos, a promoção de uma cultura de educação será fundamental para abraçar as oportunidades que a IA apresenta para melhorar as nossas vidas.” – sublinha Didier Lagae, cofundador da MARCO.

À medida que as diferentes indústrias passam pela transformação digital, compreender e abordar estas preocupações será crucial para promover uma relação positiva entre a tecnologia e a força de trabalho.

Metodologia

O inquérito Global de Consumo MARCO 2024 tem como objetivo explorar e analisar as atitudes e o nível de consciencialização dos consumidores relativamente à IA em 11 mercados-chave. A pesquisa decorreu de dezembro de 2023 a janeiro de 2024, fornecendo um retrato abrangente das visões contemporâneas sobre tópicos globais. A pesquisa online envolveu uma amostra diversificada de mais de 7.300 participantes, representando países com paisagens culturais, económicas e tecnológicas distintas. Os mercados incluídos foram o Brasil, a França, a Alemanha, a Itália, o México, Marrocos, Portugal, a África do Sul, a Espanha, o Reino Unido e os EUA. Esta seleção diversificada quis captar uma compreensão holística do comportamento global do consumidor. Foi concebido um questionário para abranger vários aspectos para perceber tendências de consumo nas mais diversas áreas, desde meios de comunicação social, marcas, aplicações de IA, sustentabilidade e ainda cultura de trabalho.

 

Mais Recentes

Em altura de gripes e constipações convém saber: quantos graus são considerados febre nos adultos

há 11 horas

Abacate: fique a par dos seus inúmeros benefícios para a saúde

há 12 horas

Olheiras: conheça os diferentes tipos e saiba como as prevenir

há 13 horas

Tem mais de 60 anos e quer melhorar a sua memória? Descubra aqui o que deve fazer

há 14 horas

Ao cuidado dos avós: saiba qual a sua importância no desenvolvimento do talento e da criatividade dos seus netos

há 15 horas

Dizem que têm sete vidas, mas sabe quantos anos pode viver o seu gato?

há 16 horas

É preciso estar atento: isto é o que a sua frequência cardíaca em repouso pode revelar sobre a sua longevidade

há 17 horas

Espante-se: este é o tipo de sangue mais raro no mundo

há 18 horas

Mulher não entra: este é só para os homens que querem perder a barriga

há 1 dia

Não perca mais tempo: 5 formas divertidas de estimular a sua criatividade depois dos 50 anos

há 1 dia

Manchas vermelhas na pele: conheça as principais causas

há 2 dias

Nem sempre é fácil, mas é possível: descubra os 5 presentes ideais para oferecer a uma mulher que celebra 50 anos

há 2 dias

Há quem pense demasiado: é o seu caso? Conheças as dicas certas para acalmar a sua mente

há 2 dias

Perfecionismo nem sempre é bom: conheça as 5 questões que ajudam a perceber os perigos associados

há 2 dias

Tem a certeza de que sabe o que fazer aos seus velhos aparelhos eletrónicos? Tira aqui todas as dúvidas

há 2 dias

Sugestões para começar 2025 com novos ritmos

há 2 dias

Se tem mais de 50 anos estes são os 7 alimentos que deve (mesmo) comer

há 2 dias

Uma dúvida importante que importa esclarecer: podemos ou não tomar banho depois de comer?

há 2 dias

Alzheimer: conheça os 7 sintomas iniciais da doença que não envolvem a memória

há 2 dias

Aveia: conheça os benefícios e esclareça aqui todas as dúvidas sobre este alimento

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.