<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

72% das pessoas acredita que a Inteligência Artificial vai substituir alguns trabalhos, enquanto 68% tem esperança de vir a ter uma vida mais fácil

21 Fevereiro 2024
Sandra M. Pinto

Portugueses expressam um nível de preocupação superior à média neste domínio (78%)

Um estudo gobal realizado recentemente pela Agência de Comunicação internacional MARCO, revela opiniões e sentimentos contraditórios em relação à IA. O 3º Relatório Global de Consumo MARCO 2024 revela um contraste impressionante: receio de perder o emprego, por um lado, e antecipação de uma vida mais fácil, por outro, sublinhando a complexidade de percepções gerada pela Inteligência Artificial.  O inquérito foi realizado de dezembro de 2023 a janeiro de 2024, com uma amostra total de 7.300 consumidores, de 11 países (Brasil, França, Alemanha, Itália, México, Marrocos, Portugal, África do Sul, Espanha, Reino Unido e EUA) em parceria com a CINT.

Portugal destaca-se na preocupação com a criação de comportamentos de risco associados à IA

É uma preocupação para si que a IA crie preconceitos e outros comportamentos de risco?

72% das pessoas acredita que a Inteligência Artificial vai substituir alguns trabalhos, enquanto 68% tem esperança de vir a ter uma vida mais fácil

Portugal, destaca-se como o país onde os inquiridos expressaram um maior nível de preocupação (78%) sobre a possibilidade de a IA criar preconceitos e outros comportamentos de risco. Paralelamente, 74% dos inquiridos nacionais acreditam que a IA vai substituir trabalhos e 60% acham ser uma ameaça à humanidade. Ainda assim, ao mesmo tempo, a maioria (72%) mostra-se confiante de que a IA irá facilitar a vida.

Considera a IA uma ameaça à humanidade?

72% das pessoas acredita que a Inteligência Artificial vai substituir alguns trabalhos, enquanto 68% tem esperança de vir a ter uma vida mais fácil

Já no que diz respeito à aplicação da IA nos diversos setores sócio-económicos, apenas 17% dos Portugueses sabem que pode também ser utilizada na agricultura, em comparação com os 68% que sabem que pode ser utilizada na escrita de textos e criação de conteúdos

E é precisamente na escrita de textos, sobretudo de notícias, que os portugueses estão mais preocupados. 84% dos inquiridos acreditam que com a IA o perigo de difusão de notícias falsas aumenta e mais de metade (60%) afirma que não confia em notícias que foram escritas recorrendo a inteligência artificial.

                        Acha que a IA aumenta o risco de notícias falsas?  (Portugal)                           Confiaria numa notícia escrita por inteligência artificial? (Portugal)

72% das pessoas acredita que a Inteligência Artificial vai substituir alguns trabalhos, enquanto 68% tem esperança de vir a ter uma vida mais fácil72% das pessoas acredita que a Inteligência Artificial vai substituir alguns trabalhos, enquanto 68% tem esperança de vir a ter uma vida mais fácilA perspectiva global

A nível global, o cenário é muito semelhante. Uma média 72% dos participantes no inquérito a nível global receia que a Inteligência Artificial possa vir a substituir trabalhos nas mais diversas áreas económicas, uma lista onde Portugal aparece em terceiro lugar, apenas atrás da África do Sul, Espanha e México, e a par do Reino Unido.

 

Considera que a IA irá substituir postos de trabalho?

72% das pessoas acredita que a Inteligência Artificial vai substituir alguns trabalhos, enquanto 68% tem esperança de vir a ter uma vida mais fácilNo entanto, apesar das preocupações, a maioria dos inquiridos (68%) a nível global continua otimista quanto ao potencial da IA para simplificar e melhorar as suas vidas. Em particular, os brasileiros encabeçam a lista (87%) como os mais optimistas, abraçando o poder transformador da IA, enquanto os americanos aparecem como os mais cautelosos (57%), refletindo uma maior relutância em relação à tecnologia.

Considera que a IA vai melhorar as nossas vidas?

72% das pessoas acredita que a Inteligência Artificial vai substituir alguns trabalhos, enquanto 68% tem esperança de vir a ter uma vida mais fácil

No que diz respeito às ferramentas de IA mais populares, a maioria dos consumidores (59%) reconhece o seu papel na escrita de textos, seguido da criação/edição de imagens (58%). Os inquiridos estão menos conscientes da utilização da IA na indústria automóvel (40%), na educação (43%), no campo da medicina (37%), na agricultura (19%) e na pecuária, e ainda menos (11%) citam outras aplicações. Estes números refletem uma familiaridade crescente com o papel da IA nas atividades quotidianas.

“Embora a IA possa parecer assustadora, a chave está na educação e na consciencialização. Compreender a tecnologia e as suas implicações dá poder aos indivíduos e ajuda a desmistificar o medo que rodeia a IA. À medida que avançamos, a promoção de uma cultura de educação será fundamental para abraçar as oportunidades que a IA apresenta para melhorar as nossas vidas.” – sublinha Didier Lagae, cofundador da MARCO.

À medida que as diferentes indústrias passam pela transformação digital, compreender e abordar estas preocupações será crucial para promover uma relação positiva entre a tecnologia e a força de trabalho.

Metodologia

O inquérito Global de Consumo MARCO 2024 tem como objetivo explorar e analisar as atitudes e o nível de consciencialização dos consumidores relativamente à IA em 11 mercados-chave. A pesquisa decorreu de dezembro de 2023 a janeiro de 2024, fornecendo um retrato abrangente das visões contemporâneas sobre tópicos globais. A pesquisa online envolveu uma amostra diversificada de mais de 7.300 participantes, representando países com paisagens culturais, económicas e tecnológicas distintas. Os mercados incluídos foram o Brasil, a França, a Alemanha, a Itália, o México, Marrocos, Portugal, a África do Sul, a Espanha, o Reino Unido e os EUA. Esta seleção diversificada quis captar uma compreensão holística do comportamento global do consumidor. Foi concebido um questionário para abranger vários aspectos para perceber tendências de consumo nas mais diversas áreas, desde meios de comunicação social, marcas, aplicações de IA, sustentabilidade e ainda cultura de trabalho.

 

Mais Recentes

Já não precisa de gastar uma fortuna para ter vestuário de luxo: se for a este evento vai conseguir peça únicas desde os 10 euros (acredite que é verdade)

há 5 minutos

Se acha que conhece os seus conterrâneos, pense outra vez: “Conheça os Tugas” vai tirar-lhe todas as dúvidas (ou quase)

há 13 minutos

Grupo hoteleiro português cimenta a sua estratégia de internacionalização: o objetivo passa pela abertura de 3 novas unidades num destino de sonho

há 22 minutos

«Aumentam os casos de linfoma raro associado a implantes mamários na última década», alertam autoridades

há 27 minutos

Salário mínimo: valor e descontos a que deve estar atento (para preservar a saúde da sua carteira saiba quanto vai receber a mais este ano)

há 2 horas

Ausonia Discreet lança movimento de sensibilização para a saúde pélvica feminina

há 2 horas

Perder peso sem ir ao ginásio? Sim, é possível (descubra os 7 segredos para o conseguir)

há 2 horas

Ninguém diria, mas este é mesmo o país mais seguro para viajar

há 3 horas

Não é para todos: os 5 perfumes dos milionários que custam mais que um carro

há 3 horas

Manuel Luís Goucha troca a TVI pelo Lidl com “Programa de fim de semana”

há 3 horas

Um dos melhores azeites do mundo tem uma origem improvável: a terra da caipirinha

há 3 horas

Desde perfumar a roupa de cama até dar brilho aos cabelos: espante-se com as 12 utilidades da vodka (além de se beber)

há 3 horas

E se a meio de um cozinhado ficasse sem ovos? Calma: com estes 4 truques resolva a situação

há 4 horas

Não vire as costas: estes são os principais fatores que impactam o seu bem-estar

há 5 horas

Entrevista: «A esclerose múltipla não é fácil de diagnosticar; é uma doença complexa com muitos sintomas diferentes», Miguel Rato, neurologista

há 6 horas

Opinião: « 5 cuidados com o cabelo que deve ter durante o verão», Augusto Guerreiro, especialista em Medicina Capilar

há 6 horas

Ninguém lhes resiste, mas há um motivo que, apesar de passar despercebido, faz gastar demais nos saldos 

há 6 horas

Ainda não decidiu onde vai passar as suas férias? Por menos de 30 euros pode arrendar uma casa num destino de sonho (aqui bem perto)

há 7 horas

Campanha sensibiliza para condução em segurança quando há trabalhos nas autoestradas

há 7 horas

Um alteração importante a ter em conta: a partir de hoje é proibido vender álcool nas ruas desta cidade portuguesa

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.